-
Apresentação
Apresentação
No início das aulas serão transmitidas noções dos vários tipos de produtores, noções essas que serão fundamentais na produção de obra cinematográfica. Será explicado e demonstrado o que são autorias e prestação de serviços, bem como as suas diferenças no que diz respeito a uma obra cinematográfica. Será apresentada a definição de vários tipos de produções cinematográficas e serão visualizados alguns dossiers de apresentação de projetos já concretizados em âmbito profissional, de forma a criar consciência de olhar de produtor. Assim sendo, pretende-se dotar o aluno de conhecimentos do funcionamento do sector de produção cinematográfico, do funcionamento do mercado e dos organismos públicos e privados que concedem financiamento na área. A diferença do que são financiadores, coprodutores e apoios serão também abordadas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT613-15909
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Será lançado um exercício prático que consiste na elaboração do dossier de apresentação do projeto o qual vai abordar as fases de produção do mesmo. Pré produção, produção e finalização. 1. Noções de Produção - O que é a Produção - Definição e Estrutura de Produção - Cargos e Funções - Definição de valores de produção - Produção em Animação 2. Noções de práticas de Produção - Elaboração de Mapas de Produção - Cronogramas de Produção Animação - Elaboração de Mapas de Trabalho - Elaboração de Orçamento detalhado 3. Definição das fases de Produção - Desenvolvimento - Pré-Produção - Produção - Pós-Produção - Promoção - Distribuição / Exibição 4. Modelos de Montagem Financeira - Produção Independente - Produção Executiva - Produção Delegada 5. Apoios e Sistemas de Produção - Definição do Sistema Produção Europeu - Definição do Sistema Produção Americano - Apoios - Instituições - Concursos - Subsídios
-
Objetivos
Objetivos
- Saber planear a estratégia de produção para um projecto de animação; - Saber desenhar o fluxo de trabalho para o desenvolvimento de animações; - Saber criar hierarquia de trabalho, definindo as tarefas para uma equipa de animação - Criar uma apresentação de projeto - Dossier de apresentação de projeto ( exercicio compilado segundo projeto a realizar ) sengundo modelo de candidatura
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias previstas apontam no sentido de favorecer a componente prática do trabalho, sendo o objetivo proposto é que os alunos adquiram competências de produção cinematográfica, de modo a conseguirem apresentar as suas "ideias" estruturadas sobre o que poderão vir a querer criar no futuro. Os alunos ficarão, assim, capacitados para estruturar por escrito as fases do desenvolvimento da produção de um projeto cinematográfico - apresentação de um projeto.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BACHER, H. (2013). Dream Worlds: Production Design for Animation. Burlington: Focal Press. LEVY, D. & LEVY, D.B. (2009). Animation Development: From Pitch to Production. New York: Allworth Press. LORD, P. & SIBLEY, B. (2004). Cracking Animation. London: Thames & Hudson. (cota: AV/137-BC ULHT 32701). MILIC, L. & McCONVILLE, Y. (2006). The Animation Producer's Handbook. Maidenhead, Berkshire: Open University Press. SIMON, M. (2003). Producing Independent 2D Character Animation. Amsterdam: Focal Press. SHAW, S. (2004). Stop motion : craft skills for model animation. Amsterdam: Focal Press. (cota: AV/405-BC ULHT 26067). SULLIVAN, K., et. al (2008). Ideas for the animated short : finding and building stories. Amsterdam: Focal Press. (cota: AV/593-BC ULHT 31705). WINDER, C. e DOWLATABAD, Z. (2001). Producing Animation, Burlington: Focal Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não