-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular introduz o aluno à história do cinema de animação desde as primeiras imagens que aludem ao movimento até ao panorama actual com a introdução de novas tecnologias na criação de movimento animado, destacando as propostas criativas mais originais. Em síntese, é uma unidade curricular que fornece ao aluno o contexto histórico da área em que se vai iniciar.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT613-17026
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Os primórdios da animação. 2. A formação da indústria nos Estados Unidos 3. O contexto da animação europeia nos primeiros anos do século XX 4. Os estúdios da Disney e a “ilusão da vida” 5. A Warner e a MGM. Tex Avery e Chuck Jones. 6. A animação limitada da UPA 7. Norman MacLaren e o National Film Board of Canada 8. O cinema de animação na União Soviética 9. A animação na Europa de Leste durante a Guerra Fria: a Escola de Zagreb, Checoslováquia, Polónia… 10. O cinema de animação no Japão 11. A animação digital e 3D 12. O cinema de animação em Portugal 13. Géneros, temas e realizadores do cinema de animação contemporâneo
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo principal desta unidade curricular é dotar o aluno de conhecimentos sobre história, estética e teoria do cinema de animação e do movimento animado, de modo a poder desenvolver um trabalho criativo. Pretende-se também dotar o aluno de uma cultura visual diversificada em todos os domínios das técnicas de animação ao serviço do cinema, de modo a enriquecer o seu imaginário. E, finalmente, passar a mensagem que, na maior parte dos casos, as técnicas para a construção de um filme estão ao serviço de ideias e não o contrário. O aluno adquire conhecimentos gerais sobre história e teoria do cinema de animação, aprende a identificar estilos, técnicas e autores do cinema de animação, e adquire capacidade de analisar filmes.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia é expositiva e participativa. Há um tema exposto, ilustrado com filmes ou excertos e analisados e comentados em aula.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BENDAZZI, Giannalberto (2015). Animation: A World History. London: CRC Press BUCHAN, Suzanne (ed.) (2006). Animated Worlds. London: John Libbey Publishing CHOLODENKO, Alan (ed.) (1991). The Illusion of Life: Essays on Animation. Sydney: Power Publications CRAFTON, Donald (1984). Before Mickey: The Animated Film 1889-1928. Cambridge/MA: MIT Press DENIS, Sébastien (2010). O Cinema de Animação. Lisboa: Edições Texto&Grafia DOBSON, Terence (2006). The Film Work of Norman McLaren. London: John Libbey FURNISS, Maureen (2016). Animation: The Global History. London: Thames and Hudson LENT, John A. (ed.) (2000). Animation in Asia and the Pacific. London: John Libbey PAUL, David W. (ed.) (1983). Politics, Art and Commitment in the East European Cinema. London: Macmillan PILLING, Jayne (ed.) (1997). A Reader in Animation Studies. London: John Libbey RUSSETT, Robert (2008). Hyperanimation Digital Images and Virtual Worlds. London: John Libbey
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não