-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Comunicação Visual centrar-se-á no trabalho de diálogo entre som e imagem, explorando-os fora dos cânones comuns. Os estudantes são desafiados a questionar o trabalho sonoro e visual no que tem de mais fundamental enquanto: instrumentos de veiculação de emoções inter-potenciadores de significado elementos narrativos per se, sejam abstractos ou concretos semiótica do som, estrutural e pós-estrutural e diegese em abstracção relacionamento retórico entre o que se ouve e o que se mostra abstracção no som O semestre incluirá três exercícios distintos, para os quais a moldura teórica será discutida através de trabalho preparatório para explorar conceitos e formas de expressão, que deverão resultar em pequenos exercícios (entre alguns segundos e aproximadamente um minuto). Este tempo de preparação será também aproveitado para explorar os limites da animação e do som, dando relevo a essa exploração enquanto objectivo principal das experimentações audiovisuais dos estudantes
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT613-17027
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Relação imagem-som, procurando um trabalho profundo de questionamento e experimentação a partir desse lugar, de acordo com os seguintes focos: O movimento puro e o seu potencial. O movimento poético/a poética do movimento. Articulação entre som e imagem em movimento, abstractos e concretos, com diferentes abordagens de trabalho: começando com imagem abstracta, começando com o som e desenvolvendo de conjuntamente. Trabalho com foco na veiculação de emoções e sensações sem recurso a estereótipos, recorrendo sobretudo a animação abstracta. Fundamentos fenomenológicos da abstração.
-
Objetivos
Objetivos
A partir de métodos diferenciados, experimentar duas formas de trabalhar a relação entre som e imagem em exercícios de animação e permitir aos estudantes perceberem a relação íntima que têm, inter-influenciando-se. Prática exploratória e experimental de animação com recurso exclusivo a técnicas artesanais, em modo de captura imagem por imagem, com foco na sincronicidade, no contra-ponto e na harmonia com o som, bem como na adequação de ritmos e tipos de movimento à expressão de diferentes estados emocionais/sensações. No âmbito do som, os estudantes irão desenvolver paisagens sonoras que explorem simultaneamente o potencial do som como condutor da narrativa, da emoção e da experiência. Compreensão do potencial poético e plástico de imagem animada e som. Assimilação das características (narrativas, expressivas) particulares de som e imagem concretos e abstractos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exercícios práticos e guiados, de exploração de movimento e som, com distintos objetivos de relação entre si. Avaliação contínua e em crescendo - inclusiva da capacidade de evoluir dos estudantes. 1º exercício: ROTOSCOPIA ABSTRACTA: a partir de imagem em movimento concreta (video de dança), realçando noções de movimento; manipulação do tempo segundo "mood" escolhido. Som: Segue-se a construção de uma paisagem sonora baseada na imagem abstraída. 2º exercício: CONSTRUÇÃO DE PAISAGEM SONORA ABSTRATA: destinada a capturar essências abstratas 2m. ILUSTRAÇÃO E SIGNIFICADO: a partir de som de outro grupo, 3 grupos trabalha em sequência - ilustração animada; 2m; contraste, harmonia, contratempo. 3º exercício: Desenvolvimento de uma ideia audiovisual onde o som e a imagem evoluem simultaneamente. Apresentação, desenvolvimento e execução, de forma iterativa, avançando conjuntamente o som e a imagem. #1 - 10% som, 10% anim #2 - 10% som, 10% anim, 10% global #3 - 10% Apres, 10% som, 10% anim, 20% global
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Williams, R. The Animator¿s Survival Kit. (2002). London: Faber and Faber. ISBN 9780571212682 Xavier, J-M. A Poética do Movimento. (2007). Lisboa: Edições da Monstra. ISBN 9789892006604 Chion, M., & Brewster, B. (1991, Autumn). Quiet Revolution... And Rigid Stagnation. Rendering the Real, 58, 72. Sonnenschein, D. (2001). Sound Design : The Expressive Power of Music, Voice and Sound Effects in Cinema. Seattle: Michael Wiese Productions. ISBN 978-0941188265 Weis, E., & Belton, J. (Eds.). (1985). Film Sound: Theory and Practice. New York, NY: Columbia University Press. ISBN 978-0231056373
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim