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Disciplina Fotografia e Animação

  • Apresentação

    Apresentação

    O curso de fotografia em animação é relevante para todos os domínios do processo de produção de animação. Os alunos aprendem o desenvolvimento da história e o storyboarding, a conceção de cenários e personagens, a construção de cenários em 3D a partir de simples cartão; aprendem noções básicas de luz e fotografia, praticando diferentes ângulos de câmara e a forma como se relacionam com a narração de histórias. Este curso é fundamental porque familiariza os alunos com estes processos e, acima de tudo, realça a importância do espaço, da luz e da mise en scene para a narração de histórias.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Ricardo Mata: - A fotografia como elemento narrativo - O processo da construção de um filme e a influencia da fotografia no mesmo - O funcionamento da Camara manipulada pelo Dragon Frame, ISO, Diafragma, Obturação, acerto de brancos, Formato RAW e JPEG. - O Plano, enquadramento, composição, regra dos terços. - A utilização da Luz e Cor - A utilização do movimento para conduzir o espectador - Construção da história - Elaborar um Storyboard Lea Vidakovic - Rever e aperfeiçoar os storyboards - Utilizar uma variedade de planos, ângulos e técnicas de enquadramento para transmitir sentimentos diferentes - Luz e cor: como influenciam a narrativa. - Fotografia, enquadramento e composição numa maqueta 3d - A dinâmica do plano ? entre a imobilidade e o movimento na animação - Para além da moldura: utilização do espaço fora do ecrã como elemento ativo da narração. - Apresentações dos projectos finais, com a indicação dos desafios e da forma como cada grupo os resolveu.  
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que o aluno tenha conhecimento prático da utilização da imagem como uma ferramenta narrativa. A utilização de uma camara fotográfia na animação apenas se aplica à animação de volumes, mas a forma como se trabalha a imagem como uma das componetes principais de qualquer produto audiovisual é transversal a qualquer tipo de animação e a todo o cinema. Algumas aulas teóricas ajudam os alunos a compreender as bases da utilização da camara fotográfica como ferramenta, mas é na prática que o aluno irá compreender melhor como pode usar a plenitude da linguagem visual fotográfica na construção de um filme.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia usada neste curso abrange a combinação entre formação teórica e a componente prática. A combinação das aulas de dois professores diferentes com diferentes formações enriquece o ambiente de ensino e aprendizagem e analisa da cinematografia de várias perspectivas, combinando os pontos fortes de cada abordagem.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ADAMS, Ansel - A Câmara; O Negativo; A cópia. São Paulo, SENAC, 2004. FREEMAN, Michael - Perfect Exposure. UK, ILEX press, 2009. MERCADO, GUSTAVO - The Filmmaker's Eye: Learning (and Breaking) the Rules of Cinematic Composition, Focal Press, 2004. SCHAEFER, John P. - The Ansel Adams guide: Basic techniques of photography. USA, Bulfinch Press, 1998. SHARMA, Abhay - Understanding color management. USA, Thomson Delmar Learning, 2004. Hans Bacher - Dream Worlds - production design in animation    
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