filmeu

Disciplina Fotografia e Animação

  • Apresentação

    Apresentação

    O curso de fotografia em animação é relevante para todos os domínios do processo de produção de animação. Os alunos aprendem o desenvolvimento da história e o storyboarding, a conceção de cenários e personagens, a construção de cenários em 3D a partir de simples cartão; aprendem noções básicas de luz e fotografia, praticando diferentes ângulos de câmara e a forma como se relacionam com a narração de histórias. Este curso é fundamental porque familiariza os alunos com estes processos e, acima de tudo, realça a importância do espaço, da luz e da mise en scene para a narração de histórias.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Ricardo Mata: - A fotografia como elemento narrativo - O processo da construção de um filme e a influencia da fotografia no mesmo - O funcionamento da Camara manipulada pelo Dragon Frame, ISO, Diafragma, Obturação, acerto de brancos, Formato RAW e JPEG. - O Plano, enquadramento, composição, regra dos terços. - A utilização da Luz e Cor - A utilização do movimento para conduzir o espectador - Construção da história - Elaborar um Storyboard Lea Vidakovic - Rever e aperfeiçoar os storyboards - Utilizar uma variedade de planos, ângulos e técnicas de enquadramento para transmitir sentimentos diferentes - Luz e cor: como influenciam a narrativa. - Fotografia, enquadramento e composição numa maqueta 3d - A dinâmica do plano ? entre a imobilidade e o movimento na animação - Para além da moldura: utilização do espaço fora do ecrã como elemento ativo da narração. - Apresentações dos projectos finais, com a indicação dos desafios e da forma como cada grupo os resolveu.  
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que o aluno tenha conhecimento prático da utilização da imagem como uma ferramenta narrativa. A utilização de uma camara fotográfia na animação apenas se aplica à animação de volumes, mas a forma como se trabalha a imagem como uma das componetes principais de qualquer produto audiovisual é transversal a qualquer tipo de animação e a todo o cinema. Algumas aulas teóricas ajudam os alunos a compreender as bases da utilização da camara fotográfica como ferramenta, mas é na prática que o aluno irá compreender melhor como pode usar a plenitude da linguagem visual fotográfica na construção de um filme.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia usada neste curso abrange a combinação entre formação teórica e a componente prática. A combinação das aulas de dois professores diferentes com diferentes formações enriquece o ambiente de ensino e aprendizagem e analisa da cinematografia de várias perspectivas, combinando os pontos fortes de cada abordagem.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ADAMS, Ansel - A Câmara; O Negativo; A cópia. São Paulo, SENAC, 2004. FREEMAN, Michael - Perfect Exposure. UK, ILEX press, 2009. MERCADO, GUSTAVO - The Filmmaker's Eye: Learning (and Breaking) the Rules of Cinematic Composition, Focal Press, 2004. SCHAEFER, John P. - The Ansel Adams guide: Basic techniques of photography. USA, Bulfinch Press, 1998. SHARMA, Abhay - Understanding color management. USA, Thomson Delmar Learning, 2004.    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios