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Disciplina Linguagem Narrativa em Cinema e Animação

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta cadeira os alunos visionão filmes e e fazem a sua análise e critica, segundo principios teóricas de edição, composição e ritmo. Os alunos adquirem a capacidade de pensamento critico face a conteúdos visuais narrativos. Em paralelo os alunos aplicam estes conhecimento na construção prática de storyboard e animatique, para a produção de pequenas curtas de animação de tecnica mista, onde prevalece o interesse na condução da narrativa audio visual, em termo de enquadramento e ritmos, essenciais à construção de um filme.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução às bases da linguagem cinematográfica aplicada à construção de Storyboards em cinema e cinema de animação. Sendo que o storyboard e o animatic são uma ferramentas fundamentais de pré produção de uma curta metragem, longa ou série. A construção da imagem. O enquadramento, o espaço diegético e não-diegético. O plano e a sequência. Noções básicas de continuidade e montagem. A construção do ponto de vista. Conhecimento dos diversos planos (plano próximo, grande plano, etc). Uso do storyboard, layout e animatic como elementos essenciais para a planificação em cinema de animação. Introdução ao software "Toon Boom storyboard pro" e "Adobe Premiere" a utilizar no semestre.    
  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver conhecimentos sobre linguagem cinematográfica e sua aplicação ao cinema de animação. Desenvolver conhecimentos básicos sobre a produção de curta-metragem a partir de storyboard, layout e animatic. No final do semestre o aluno deve ser capaz de: - Saber analisar as componentes essenciais de uma curta de animação; - Saber emitir uma opinião informada sobre a construção cinematográfica de um filme,olhando para as suas componentes técnicas e conceptuais;- Saber definir estratégias para desenvolver um conceito original a partir de elementos básicos como um desenho, uma foto ou um texto; - Saber desenvolver um storyboard e animatic que comuniquem conceitos originais; - Definir uma estratégia visual e a sua aplicação técnica ao serviço de um conceito específico.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas articuladas entre dois professores onde a matéria leccionada tem continuidade ao longo do semestre para a realização de um trabalho final mais completo e produzindo ao longo do tempo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ACHER, P. Hans (2008). Dreamwords: Production Design in Animation. Elsevier. GHERTNER (2010), Ed. Layout and composition for animation. Taylor & Francis. HALAS, John & Whitaker, Harold (2009) Timing for Animation. Burlington: Focal Press. KATZ, Steven D. (1991). Film directing shot by shot: visualizing from concept to screen. Michael Wiese Productions. LAYBORNE, Kit (1998) The Animation Book. Crown Publications. RUSSETT & Starr (1988) Experimental Animation. Da Capo. SULLIVAN, Karen, Gary Schumer e Kate Alexander (2008) Ideas for the Animated Short Finding and Building Stories. Burlington: Focal Press. WELLS, Paul (2006) The Fundamentals of Animation. AVA Publishing. WILLIAMS, Richard (2009) The Animator’s Survival Kit. London: Faber & Faber.
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