-
Apresentação
Apresentação
- Apreender os recursos técnicos e artísticos no contexto da edição pós-produção. - Saber planificar e definir projectos e métodos de trabalho no campo da montagem e pós-produção. - Compreender a gramática da montagem e pós-produção vídeo. - Utilizar expressivamente os diferentes conteúdos apreendidos. - Utilizar software de edição e pós-produção atualizados com as exigências profissionais
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT613-17037
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Edição e Pós-produção: Fundamentos técnicos. - Teoria e prática de montagem cinematográfica - Introdução à componente conceptual e artística do processo de montagem. - Desenvolvimento prático de montagem de sequências fílmicas. - Noções Fundamentais de software de edição e pós produção - Correção de cor - Máscaras - Efeitos - Estabilização e tracking
-
Objetivos
Objetivos
- Utilizar a linguagem cinematográfica como ferramenta narrativa. - Identificar os elementos básicos comuns a cada um dos programas de montagem. - Reconhecer processos, técnicas e mecanismos para o trabalho de pós-produção. Pretende-se que os estudantes: - conheçam as variáveis sociais, humanas e históricas desse trabalho; - desenvolvam as suas capacidades de análise e crítica; - sejam capazes de seleccionar os melhores utensílios tecnológicos para os conteúdos artísticos que procuram desenvolver.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Realização de trabalhos multidisciplinares. Aplicação da metodologia Project Based Learning.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Byrne, B. (2009) The Visual Effects Arsenal: VFX Solutions for the Independent Filmmaker, Burlington, Elsevier. Carvalho, Jorge (2003) Cinema e Tecnologia Pós-Produção e a Transformação da Imagem, Lisboa, Edições Universitárias Lusófonas. Dancyger, Ken (2002) The Technique of Film and Video Editing: History, Theory and Practice, Focal Press. Ganbar, Ron (2011) Nuke 101- Professional Compositing and Visual Effects, Peachpit Press, Berkeley. Luz, Filipe (2012) Tutoriais de pós-produção in http://movlab.ulusofona.pt/ Mazzoleni, Arcangelo (2002) O ABC da linguagem cinematográfica, Edições cine-clube de Avança.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim