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Apresentação
Apresentação
Construção de um Rig completo aplicado a um personagem humanóide, com especial foco na produção de filme de animação 3D. Desenvolvimento prático e aplicação de técnicas na criação de controladores e blendshapes com expressões faciais. Integração de ficheiros MoCap nos Rigs desenvolvidos, utilizando diferentes animações.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT613-17040
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. RIG (esqueletos e controladores) Construção do esqueleto Foot reverse lock (rig do pé) Rig dos joelhos, coluna, braços e mão Rig da cabeça Blendshapes da cara (expressões faciais) Organização e controladores globais 2. BIND SKIN Associação da geometria ao esqueleto Pintura de pesos 3. MOTION CAPTURE Introdução e conceitos sobre a captura de movimento Aplicação de ficheiro MoCap ao Rig do personagem
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Objetivos
Objetivos
Dar a conhecer as inúmeras possibilidades da criação de Rigs de personagens 3D para cinema de animação, efeitos visuais e jogos de computador. Profissionalizar os alunos na utilização de aplicações digitais de animação 3D, recolha de movimento e a sua aplicação aos esqueletos digitais desenvolvidos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Criação de tutoriais de apoio. Exposição da matéria a partir de exercícios acompanhados. Aulas de orientação e acompanhamento de projeto. Unidade curricular centrada num projeto.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
KERLOW, Isaac Victor (2009). The art of 3-D Computer Animation and Imaging. Hoboken, John Wiley & Son's (4ª ed.) KITAGAWA, Midori e Brian Windsor (2008). Mocap for Artists Workflow and Techniques for Motion Capture. Burlington, Focal Press LIVERMAN, Matt (2004). The Animator's Motion Capture Guide: Organizing, Managing and Editing. Hingham (Massachusetts), Charles River Media MENACHE, Alberto (2000). Understanding Motion Capture for Computer Animation and Video Games. San Diego, Academic Press PARENT, Rick et all (2010). Computer Animation Complete. Burlington, Morgan Kaufmaunn Publishers
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não