filmeu

Disciplina Motion Capture

  • Apresentação

    Apresentação

    Construção de um Rig completo aplicado a um personagem humanóide, com especial foco na produção de filme de animação 3D. Desenvolvimento prático e aplicação de técnicas na criação de controladores e blendshapes com expressões faciais. Integração de ficheiros MoCap nos Rigs desenvolvidos, utilizando diferentes animações.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. RIG (esqueletos e controladores) Construção do esqueleto Foot reverse lock (rig do pé) Rig dos joelhos, coluna, braços e mão Rig da cabeça Blendshapes da cara (expressões faciais) Organização e controladores globais 2. BIND SKIN Associação da geometria ao esqueleto Pintura de pesos   3. MOTION CAPTURE Introdução e conceitos sobre a captura de movimento Aplicação de ficheiro MoCap ao Rig do personagem
  • Objetivos

    Objetivos

    Dar a conhecer as inúmeras possibilidades da criação de Rigs de personagens 3D para cinema de animação, efeitos visuais e jogos de computador. Profissionalizar os alunos na utilização de aplicações digitais de animação 3D, recolha de movimento e a sua aplicação aos esqueletos digitais desenvolvidos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Criação de tutoriais de apoio. Exposição da matéria a partir de exercícios acompanhados. Aulas de orientação e acompanhamento de projeto. Unidade curricular centrada num projeto.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    KERLOW, Isaac Victor (2009). The art of 3-D Computer Animation and Imaging. Hoboken, John Wiley & Son's (4ª ed.) KITAGAWA, Midori e Brian Windsor (2008). Mocap for Artists Workflow and Techniques for Motion Capture. Burlington, Focal Press LIVERMAN, Matt (2004). The Animator's Motion Capture Guide: Organizing, Managing and Editing. Hingham (Massachusetts), Charles River Media MENACHE, Alberto (2000). Understanding Motion Capture for Computer Animation and Video Games. San Diego, Academic Press PARENT, Rick et all (2010). Computer Animation Complete. Burlington, Morgan Kaufmaunn Publishers  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios