-
Apresentação
Apresentação
-
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT613-5073
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Fundações do áudio para imagem; - Introdução ao áudio para imagem; - A banda sonora; - Os processos: da gravação à pós-produção áudio; - Produção e desenho de ambientes sonoros cinematográficos; - Introdução à pós-produção de áudio: edição e misturas em Pro Tools.
-
Objetivos
Objetivos
- Desenvolver e potenciar a criatividade e a técnica dos alunos na produção e conceção de sonoplastia para projetos fílmicos animados; - Compreender o processo artístico-técnico de produção e pós-produção de som para imagem; - Favorecer competências individuais na produção de desenhos sonoros e no delineamento de estratégias de desenvolvimento e produção de som atendendo ao pensamento artístico; - Otimizar estratégias e estéticas influenciadoras de abordagens concetuais na sonoplastia; - Contribuir para a expansão da cultura de som/audiovisual do aluno.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Teste escrito (15%), Avaliação contínua (15%), Trabalho Prático I (35%), Trabalho Prático II (35%). Sessões teórico-práticas. A teoria será de exposição oral com recurso a tecnologia multimédia através da projeção de powerpoints, exibição de projetos fílmicos animados e demonstração prática em equipamentos de gravação a edição que assumam relevância perante o contexto da aula em questão. As práticas relacionadas com gravação de som serão realizadas em estúdio e pelo campus da ULHT. As práticas de edição e mistura serão realizadas em sala de aula com recurso a estações DAW (Digital Audio Workstation) individuais e/ou em estúdio de gravação (ULHT).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Altman, R. (1984). A Semantic/Syntactic Approach to Film Genre. [Cinema Journal] Altman, R. (1995). The sound of sound: a brief history of the reproduction of sound in movie theaters. Cineaste, 21(1-2). Beauchamp, R. (2014) Designing Sound For Animation [Focal Press]
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não