filmeu

Disciplina Ilustração

  • Apresentação

    Apresentação

      Esta unidade curricular possibilita a aquisição e desenvolvimento de vocabulário gráfico e expressivo. Permite ainda adquirir e desenvolver hábitos e práticas de registo visual, nomeadamente através da criação e manutenção de diário gráfico como objeto de auxílio projetual. Desenvolver autonomia na prática e na investigação da ilustração. Obter conhecimentos no âmbito da história da ilustração e da sua prática contemporânea. Reconhecer os campos e os territórios de actuação da ilustração.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      O livro, a publicação periódica, o cartaz e o artefacto publicitário assumem-se como suportes e veículos de experimentação para as imagens que contribuem para a interpretação de textos e de conceitos, que tanto podem operar como signos visuais autónomos na construção de identidades, como surgirem articuladas com elementos verbais. Pretende-se, deste modo, entender e explorar as diversas funções da ilustração no âmbito da comunicação contemporânea, fazendo-se uma aproximação conceptual e prática motivada pela exploração de temas que permitam abordar a articulação entre elementos narrativos e o seu posicionamento nos suportes; a retórica da imagem e a expressão; e a criação de personagens. De acordo com este enquadramento serão convocados exemplos provenientes de projetos editoriais para diferentes públicos e de narrativas pertencentes ao corpo histórico da ilustração. Pretende-se, de igual modo, promover a experimentação com ferramentas e técnicas de desenho.
  • Objetivos

    Objetivos

      Compreender o papel da ilustração na literacia visual assim como nos diferentes meios de comunicação visual. Mapear o universo e património histórico da ilustração, com o intuito de aceder aos diferentes vocabulários, expressões e discursos que permitirão, a cada estudante, o desenvolvimento das suas competências ao nível das tecnologias, técnicas e expressões no exercício da ilustração. Explorar metodologias discursivas da ilustração e dos seus autores através da abordagem aos seus mecanismos narrativos e à capacidade expressiva dos diferentes suportes e materiais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

      Pontualidade e assiduidade, simplificação e resumo da técnica, ensino individualizado, tolerância para dificuldade do aluno, evitar pressionar o aluno, estar sempre disponível, responder com a maior brevidade, ver o trabalho de todos os alunos 1 vez por aula, ter sempre crítica construtiva, relembrar processos, corrigir problemas, redefinir estratégias, discutir abordagens artísticas, valorizar todo o esforço e mérito, estimular no aluno o gosto pela discussão aberta, intolerância para alunos que não se esforcem, negociação com o aluno: foco nas aulas cadeira 'em troca' da ausência de TPC, pouco uso do projetor e preferência para os computadores individuais dos alunos, não ver o insucesso de um aluno como responsabilidade do próprio mas sim porque o Professor não conseguiu estimulá-lo para que se interesse pela matéria, compreensão de que a nota final de semestre serve de guia para compreender mais valias e problemas e a valorização de todo o trabalho com qualidade para portefólio.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Arisman, Marshall; Heller, Steven, The Education of an Illustrator, Allworth Press, 2000 (1a edição) Chwast, Seymour; Heller, Steven, Illustration, a Visual History, HNA Books, 2008 Harthan, John, The history of the illustrated book, the western tradition, Thames & Hudson, 1981 Linden, Sophie Van Der Linden, Para ler o álbum ilustrado, Cosac Naify, 2011 Male, Alan; Illustration, A Theoretical and Contextual Perspective, AVA Publishing, 2007 Salisbury, Martin; Play Pen, New Children ¿s Book Illustration, Laurence King, 2007 Loomis, Andrew; Creative Ilustration, The Viking Press - New York, 1947 Zeegen, Lawrence; Rush, Carl; The Fundamentals of Illustration, AVA Publishing, 2005  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios