-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular possibilita a aquisição e desenvolvimento de vocabulário gráfico e expressivo. Permite ainda adquirir e desenvolver hábitos e práticas de registo visual, nomeadamente através da criação e manutenção de diário gráfico como objeto de auxílio projetual. Desenvolver autonomia na prática e na investigação da ilustração. Obter conhecimentos no âmbito da história da ilustração e da sua prática contemporânea. Reconhecer os campos e os territórios de actuação da ilustração.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT613-9446
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O livro, a publicação periódica, o cartaz e o artefacto publicitário assumem-se como suportes e veículos de experimentação para as imagens que contribuem para a interpretação de textos e de conceitos, que tanto podem operar como signos visuais autónomos na construção de identidades, como surgirem articuladas com elementos verbais. Pretende-se, deste modo, entender e explorar as diversas funções da ilustração no âmbito da comunicação contemporânea, fazendo-se uma aproximação conceptual e prática motivada pela exploração de temas que permitam abordar a articulação entre elementos narrativos e o seu posicionamento nos suportes; a retórica da imagem e a expressão; e a criação de personagens. De acordo com este enquadramento serão convocados exemplos provenientes de projetos editoriais para diferentes públicos e de narrativas pertencentes ao corpo histórico da ilustração. Pretende-se, de igual modo, promover a experimentação com ferramentas e técnicas de desenho.
-
Objetivos
Objetivos
Compreender o papel da ilustração na literacia visual assim como nos diferentes meios de comunicação visual. Mapear o universo e património histórico da ilustração, com o intuito de aceder aos diferentes vocabulários, expressões e discursos que permitirão, a cada estudante, o desenvolvimento das suas competências ao nível das tecnologias, técnicas e expressões no exercício da ilustração. Explorar metodologias discursivas da ilustração e dos seus autores através da abordagem aos seus mecanismos narrativos e à capacidade expressiva dos diferentes suportes e materiais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Pontualidade e assiduidade, simplificação e resumo da técnica, ensino individualizado, tolerância para dificuldade do aluno, evitar pressionar o aluno, estar sempre disponível, responder com a maior brevidade, ver o trabalho de todos os alunos 1 vez por aula, ter sempre crítica construtiva, relembrar processos, corrigir problemas, redefinir estratégias, discutir abordagens artísticas, valorizar todo o esforço e mérito, estimular no aluno o gosto pela discussão aberta, intolerância para alunos que não se esforcem, negociação com o aluno: foco nas aulas cadeira 'em troca' da ausência de TPC, pouco uso do projetor e preferência para os computadores individuais dos alunos, não ver o insucesso de um aluno como responsabilidade do próprio mas sim porque o Professor não conseguiu estimulá-lo para que se interesse pela matéria, compreensão de que a nota final de semestre serve de guia para compreender mais valias e problemas e a valorização de todo o trabalho com qualidade para portefólio.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Arisman, Marshall; Heller, Steven, The Education of an Illustrator, Allworth Press, 2000 (1a edição) Chwast, Seymour; Heller, Steven, Illustration, a Visual History, HNA Books, 2008 Harthan, John, The history of the illustrated book, the western tradition, Thames & Hudson, 1981 Linden, Sophie Van Der Linden, Para ler o álbum ilustrado, Cosac Naify, 2011 Male, Alan; Illustration, A Theoretical and Contextual Perspective, AVA Publishing, 2007 Salisbury, Martin; Play Pen, New Children ¿s Book Illustration, Laurence King, 2007 Loomis, Andrew; Creative Ilustration, The Viking Press - New York, 1947 Zeegen, Lawrence; Rush, Carl; The Fundamentals of Illustration, AVA Publishing, 2005
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não