-
Apresentação
Apresentação
Desenho de modelo nu em relação com o espaço envolvente. Registos de realidades urbanas e não-urbanas, mantendo o foco na relação entre animais (humanos e não-humanos) e meio envolvente. Anatomia dinâmica, movimento decomposto. Memória visual da anatomia em acção (memória do movimento e sua influência na anatomia) Trabalho de linha e mancha; registo rápido e lento; atenção ao geral e ao particular. Cor como elemento de desenho: teoria e aplicação prática da mesma, uso criativo ou naturalista. Enquadramentos, efeitos de luz/sombra e suas especifidades. O desenho como forma de representação do movimento, da luz, do conteúdo dramático, de intenção. Linguagens gráficas diferenciadas e sua aplicação a contextos relacionados com a animação/o cinema.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT613-9448
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. GESTO.PROPORÇÃO.MANUTENÇÃO DE ESCALA.ESTABILIDADE DE FORMA Representação dinâmica; medição e correcção; foco (atenção ao detalhe); folhas de modelo; manutenção de proporção em diferentes poses e posicionamentos) 2. MOVIMENTO.LUZ-SOMBRA Decomposição de movimento em poses-chave; efeito da luz na matéria (alto-contraste, modelação); cor não-naturalista (temperatura, contraste, harmonia, carga psico-emocional) 3. CINEMATOGRAFIA.EXPRESSÃO.EXPERIMENTAÇÃO Enquadramentos cliché de género (inspirados por nomeação directa, imagens, som ou música); convocação de estados psico-emocionais através de qualidade de linha e mancha, uso de cor, trabalho de claro-escuro, caricatura 4. DETALHE.RELAÇÔES FORMAIS Cabeça, Mãos, Pés (trabalho focado, técnico e criativo, de modelação e de expressão; anatomia do rosto; desenho de detalhe); modelo em relação com objectos (foco simultâneo, proporção, integração) e trabalho conjunto de dois modelos (movimento, proporção, inter-relação dinâmica); composição intencional
-
Objetivos
Objetivos
Aprender, desenvolver e dominar o desenho como forma de comunicação no âmbito da representação realista: observação; atitude; tempo vs realização e intenção; exploração de diferentes media; anatomia na prática; exploração de estilos/linguagens gráficos distintos, exercício da memória visual. Adaptar modelos a situações diversas de acordo com a indústria da animação, isto é, numa lógica interna que os torne passíveis de serem trabalhados pela própria ou por outras pessoas. Saber olhar o único de cada objecto de observação. Saber identificar e representar o que caracteriza um determinado movimento ou atitude corporal. Alargar as competências no que respeita ao uso dos diferentes materiais disponíveis para a prática do desenho, adaptando cada um às suas próprias capacidades, gosto e efeitos pretendidos. Comunicar através do desenho: intenções, atitudes, dinâmicas, cinematografia, espaços.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Não sendo propriamente inovadoras (aplico-as, de modo crescente, há mais de 15 anos), metodologias que funcionam: Uso do Moodle para partilha de conteúdos complementares ao trabalho realizado em aula; Explicação de diferentes formas para chegar a mais estudantes (vocabulário distinto quando repito informação, escrita no quadro da informação mais importante, relação com contextos da área de estudo, referenciação a trabalho de artistas potencialmente inspiradores, colocação à disposição de livros para consulta) Explicação diferenciada a cada estudante, no acompanhamento dos exercícios de desenho realizados em aula
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Livros disponíveis nos recursos bibliográficos disponibilizados no Moodle: Edawrds, Betty (1979, ed. 1999). The New Drawing on the Right Side of the Brain. Nova Iorque: Jeremy P. Tarcher/Putnam. ISBN 0-87477-424-1 Lauricella, Michel (2017). Anatomía Artística. Barcelona: Editorial Gustavo Gili. ISBN: 978-8584520688 Mattesi, Mike (2016). Force: Drawing Human Anatomy. Boca Raton, Florida: CRC Press. ISBN: 978-0415733977 Nikolaïdes, Kimon (1941, ed.1969). The Natural Way to Draw: A Working Plan for Art Study. Boston: Houghton Mifflin Company. ISBN 0-395-53007-5 Ruskin, John (1857, 2007). The Elements of Drawing. Londres: A&C Black. ISBN: 978-0713682939 Spicer,Jake (2018). How To Draw: Sketch and Draw Anything, Anywhere. Londres: Hachette UK. ISBN: 978178157617 Williams, Richard (2001). The Animator's Survival Kit. Londres, Nova Iorque: Faber and Faber. ISBN: 0-5712-0228-4
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim