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Disciplina Corpo e Movimento I

  • Apresentação

    Apresentação

    1. Introduzir uma consciência do corpo: - Exercícios que potenciem a coordenação motora, individual e colectiva; - Análise semântica de postura e comportamentos do corpo; - Exercícios de concentração; - Exercícios de desinibição; - Exercícios de corporização de textos. 2. Abordar a consciência pelo movimento: - Exercícios para melhorar a postura, visão, imaginação e percepção de si mesmos; - Ritmo respiratório durante os exercícios; - Velocidade dos movimentos; - Pensar durante o agir. 3. Consciência da ampliação do universo poético do intérprete: - Percepção, Espaço, Tempo; Impulso e Decisão; - Concentração e disponibilidade. 4. Improvisação. 5. O espaço: direcções, níveis, formas, distância e tamanho. 6. As relações: atenção a, perto de, tocar, suportar e rodear. 7. Autonomia interpretativa e domínio da poética cénica: - Individualidade cénica e imaginação criativa; - Aplicação do gesto como signo dramatúrgico. 8. A interação entre individualidade interpretativa e colectivo cénico.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Corpo: Consciencialização corporal; Alinhamento; Verticalidade; Força; Flexibilidade; Coordenação Eixo corporal. 2. Espaço: Planos; Direções;  Níveis; Trajetórias; Trabalho no chão. 3. Tempo: Timing; Duração; Velocidade; Ataque; Fraseamento; Curto e longo. 4. Dinâmica: Acentuação; Alternância de energia. 5. Ações: Locomotoras: Deslocamentos, saltos, quedas e voltas. Não locomotoras: Fletir, Alongar, Tremer, Balancear, Torcer. Oscilar. 6. Contacto Improvisação: Transferência de peso; Consciência do nosso peso e do outro; Desenvolvimento da nossa perceção; Desenvolvimento do movimento orgânico: intuitivo e reflexivo. 7. Improvisação: Exploração de um tema e interpretação; Improvisação a partir de vários estímulos. 8. Composição e Interpretação: Trabalhar o lado técnico e emocional de cada um, a partir da construção de uma sequência de movimentos.
  • Objetivos

    Objetivos

    a) Pretende-se introduzir uma consciencialização do corpo. b) Abordar o movimento enquanto linguagem visual, o sentido de observação e os processos de memorização. c) Viabilizar a especulação, o diálogo e a discussão em torno das questões de objectividade e subjectividade ligadas ao processo de criação. d) Proporcionar a vivência das diferentes abordagens técnicas e estilísticas do movimento contemporâneo. e) Desenvolver e aprofundar as competências motoras e interpretativas , assim como desenvolver metodologias de criação colaborativa estimulando atitudes de responsabilidade e autodisciplina perante o trabalho. f) Desenvolver ferramentas para a criação de um processo criativo final.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Recurso a material de video para concretização de trabalhos como forma de auxiliar de memória, e também para visualização do trabalho de outros artistas para realização de trabalhos de repertório, análise e debate. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bartenieff, Irmgard e Dori Lewis. (1980). Body Movement ; Coping with the environment. Nova Iorque: Gordon and Breach Science Publishers. Donnelan, D. (2002). The actor and the target. London: Nick Hern Books. Feldenkrais, Moshe (1977)- Consciência Pelo Movimento- Editor Summus. Gil, José (2001). Movimento Total - O corpo e a Dança; tradução de Miguel Serras Pereira; Relógio D´Água Editores. Newlove, Jean (1993). Laban for Actors and Dancers. London: Nick Hern Books. Hallensleben, Markus (2010). Performative Body Spaces, Corporeal Topographies in Literature, Theatre, Dance, and the Visual Arts; ©Editions Rodopi B.V., Amsterdam - New York.  
INSCRIÇÃO AVULSO
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