filmeu

Disciplina Espaço Cénico

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se fornecer uma visão geral da área disciplinar da Cenografia através de uma abordagem teórica e prática organizada a partir dos seguintes vectores: - Conhecimento dos conceitos básicos da cultura do espectáculo; - O que é a cenografia; - Definição e enquadramento profissional do cenógrafo na produção do espectáculo; - Perspectiva histórica da arquitectura e da evolução dos espaços de representação; - Tipologias de um Palco: Noção do Espaço Teatral; - Panejamento de Palco e Tipos de Cortinas; - Domínio do vocabulário Técnico: Códigos e Terminologia. A metodologia de projecto passa pela criação de um dispositivo cénico/cenário para um texto de Teatro, compreendendo: - Leitura do texto e levantamento do quadro dramatúrgico; - Levantamento das medidas da Planta e Alçados do espaço escolhido para a concretização do dispositivo cénico; - Construção da Maqueta do espaço; - Esboços, desenhos e ilustração do dispositivo a realizar; - Construção de uma maquete do cenário.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Conhecimento dos conceitos básicos da cultura do espectáculo; - O que é a cenografia; - Definição e enquadramento profissional do cenógrafo na produção do espectáculo; - Perspectiva histórica da arquitectura e da evolução dos espaços de representação; - Tipologias de um Palco: Noção do Espaço Teatral; - Domínio do vocabulário Técnico: Códigos e Terminologia.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular deve conter as ferramentas básicas para a elaboração de um projecto de trabalho cenográfico por intermédio de princípios de comunicação e saberes no domínio da concepção e produção de um espectáculo de artes performativas. Desenvolver o conhecimento conceptual, os meios de investigação e de comunicação. Modos de fazer particulares de um processo de composição cenográfica.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os estudantes deverão desenvolver as competências próprias de uma abordagem ao projecto eminentemente prática e experimental, nas suas diferentes fases: definição e fundamentação do conceito, estudo e desenvolvimento de soluções formais adequadas, materialização final da proposta, envolvendo os aspectos técnicos e construtivos. A avaliação será contínua, sendo considerado essencial a assiduidade e a participação activa dos alunos nas aulas práticas e teóricas, bem como nas sessões de avaliação. A avaliação incidirá, essencialmente, sobre o desenvolvimento dos trabalhos individuais, e do resultado dos mesmos a que corresponderá uma percentagem de 70% do valor total da avaliação, a assiduidade(20%), a participação dos alunos nas aulas práticas e teóricas (10%). Os trabalhos individuais serão avaliados nesta proporção: Desenhar uma personagem (15%), Espaço cénico para uma história (15%), Relatório Visita aos Teatros (20%) e Trabalho Criadores Cénicos (20%).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    WILES, David. A Short History of Western Performance Space . Cambridge: Cambridge University, Press, 2003. MCKINNEY, Joslin and Philip Butterworth. The Cambridge Introduction to Scenography . Cambridge: Cambridge University Press, 2009. HOWARD, Pamela. What is Scenography? Oxford: Routledge, 2009.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios