-
Apresentação
Apresentação
-Colocar os estudantes numa disposic¿a¿o de oficina para a relac¿a¿o com pra¿ticas performativas contempora¿neas. -Praticar a leitura e interpretac¿a¿o de textos relacionados com pra¿ticas performativas contempora¿neas. -Assistir a performances e a especta¿culos ao vivo. -Fomentar a discussa¿o e a escrita sobre experie¿ncias vividas ao vivo (enquanto testemunha, enquanto pu¿blico ou enquanto performer). -Ensaiar fisicamente os papeis de testemunha, de pu¿blico e de performer (ou centro da acc¿a¿o). Trocar de papeis, discuti-los. -Assistir a filmes com e/ou sobre actividades performativas. -Fomentar a discussa¿o e a escrita sobre filmes com e/ou sobre actividades performativas. -Sedimentar noc¿o¿es de: improvisac¿a¿o, composic¿a¿o, performance, presenc¿a, te¿cnica/estrate¿gias, enunciado, programa, acto performativo, e¿tica e este¿tica das propostas performativas, em diferentes contextos. -Ensaiar um trabalho pra¿tico de composic¿a¿o para cena e/ou para ca¿mara.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1977-15465
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Ao longo das aulas, a discussa¿o da¿ a sua contribuic¿a¿o para desmantelar e complexificar os pre¿-conceitos naturalizados de performance, danc¿a e pra¿ticas coreogra¿ficas. Tentando desenvolver estrate¿gias pra¿ticas para as questo¿es de trabalho a¿ medida que passamos por temas dos estudos de performance, de danc¿a, antropologia da performance, de histo¿ria da danc¿a, de comunicac¿a¿o e filosofia. Nomeadamente, abordando textos e pec¿as paradigma¿ticos que relacionam temas como: afectar/ser afectado, ver e ser visto, movimento versus danc¿a versus performance versus teatro, e¿tica e este¿tica, implicac¿o¿es poli¿ticas. Analisando pec¿as coreogra¿ficas e articulando-as com momentos chave da histo¿ria e das histo¿rias. Por exemplo, o movimento paradigma¿tico e poe¿tico iniciado pelo contacto improvisac¿a¿o no contexto dos anos sessenta. O semina¿rio funciona como um workshop, permitindo a cada aluno preparar previamente o texto da bibliografia para a aula.
-
Objetivos
Objetivos
-Colocar os estudantes numa disposic¿a¿o de oficina para a relac¿a¿o com pra¿ticas performativas contempora¿neas. -Praticar a leitura e interpretac¿a¿o de textos relacionados com pra¿ticas performativas contempora¿neas. -Assistir a performances e a especta¿culos ao vivo. -Fomentar a discussa¿o e a escrita sobre experie¿ncias vividas ao vivo (enquanto testemunha, enquanto pu¿blico ou enquanto performer). -Ensaiar fisicamente os papeis de testemunha, de pu¿blico e de performer (ou centro da acc¿a¿o). Trocar de papeis, discuti-los. -Assistir a filmes com e/ou sobre actividades performativas. -Fomentar a discussa¿o e a escrita sobre filmes com e/ou sobre actividades performativas. -Sedimentar noc¿o¿es de: improvisac¿a¿o, composic¿a¿o, performance, presenc¿a, te¿cnica/estrate¿gias, enunciado, programa, acto performativo, e¿tica e este¿tica das propostas performativas, em diferentes contextos. -Ensaiar um trabalho pra¿tico de composic¿a¿o para cena e/ou para ca¿mara.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
xxxxxxx
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
DELEUZE, Gilles (2004 [1966]) «A Intuic?a?o Como Me?todo» in O Bergsonismo, Sa?o Paulo, Brasil, Editora 34. GOLDBERG, Roselee (2012), A Arte da Performance, Lisboa, Orfeu Negro. MANNING, Erin (2009), Relationscapes: Movement, Art, Philosophy. (“Brian Massumi and Erin Manning, editors”) London, England: MIT Press. NEUPARTH, Sofia/ GREINER, Christine, org. (2011). Arte e Agora: Pensamentos Enraizados na Experie?ncia. Sa?o Paulo, Brazil. ANNABLUME do Corpo. RANCIE?RE, Jacques (2010). Este?tica e Poli?tica, a Partilha do Sensi?vel. Porto, Dafne Editora. --- (2010 a). O Espectador Emancipado. Lisboa, Orfeu Negro. SCHECHNER, Richard (2002) Performance Studies – An Introduction, London and New York: Routledge. SILVA, Paulo Cunha e (1999). O Lugar do Corpo, Elementos para Uma Cartografia Fractal, Lisboa, Instituto Piaget.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não