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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular baseia-se no desenho por observação directa da figura humana feminina e masculina. O desenho é acompanhado por conceitos básicos de anatomia e proporção. Para desenhar o corpo humano, os alunos devem aplicar os elementos básicos do desenho: escala, composição, relação figura/fundo. São exploradas diferentes aproximações ao desenho, bem como diferentes posições no modelo: pose curta/longa, quietude/movimento, isolada/em diálogo com o espaço, panejamento e adereços.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT722-14643
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Desenho de contorno cego e transformado. Escala, perspectiva e proporção. Desenho gestual. Desenho modelado - peso e massa. Desenho partilhado. Relação figura /fundo - exercícios coletivos Desenho de modelação - luz e sombra Representação e expressão - experiências gráficas com utilização de mecanismos técnicos e novas tecnologias (ampliação, indefinição de contornos, etc.) Gestos quotidianos - desenho do corpo em movimento, exploração da relação do corpo com pequenos objectos Movimento e ocupação do espaço - o corpo na sua relação com o contexto ambiental Os conteúdos do programa são feitos segundo 3 aproximações: Exercícios de aquecimento e desbloqueamento do olhar. Exercícios de representação analítica Diário gráfico temático com 5-10 exercícios por semana. Nota: os programas de FH I, II e III são idênticos mas o nível de exigência aumenta gradualmente.
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Objetivos
Objetivos
As competências básicas no desenho incluem composição, rigor nas proporções do corpo, perspectiva e os conhecimentos anatómicos que ajudam na representação da figura humana. É desenvolvida a habilidade para observar e registar o que é observado de modo progressivo relativamente à anatomia humana. É alargado o conhecimento sobre técnicas e aproximações gráficas ao desenho.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
É utilizada uma metodologia de ensino híbrido, havendo conteúdos que são transmitidos em aula (antes ou durante as poses e perante o modelo) e outros conteúdos que são disponibilizados aos estudantes através da plataforma Moodle. Os conteúdos online consistem, sobretudo, em: tutoriais, bancos de imagens e/ou vídeos (com variadas poses e modelos de variados biotipos corporais [ectomorfo, mesomorfo e endomorfo], diferentes géneros e idades); mas também são disponibilizados diversos livros especializados (através dos quais os estudantes poderão aprofundar os estudos e pesquisas acerca do desenho de figura humana, consoante os seus interesses individuais). Os alunos são incentivados a explorarem os seus interesses pessoais no diário gráfico e também a partilharem-nos em contexto de aula, para, em diálogo com a docente e os colegas, poderem conjugar e articular os seus universos estéticos com os conteúdos fundamentais que devem ser adquiridos nesta unidade curricular.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
EDWARDS, Betty - The New Drawing on the Right Side of the Brain. A course in enhancing creativity and artistic confidence. London: Harper Collins, 2008. HALE, Robert Beverly - Drawing Lessons from the Great Masters. New York: Watson-Guptill, 2009. JENNY, Peter - Desenho anatómico. Barcelona: Gustavo Gili, 2014. KAUPELIS, Robert - Experimental Drawing. New York: Watson-Guptill, 1980. MALBERT, Roger - Drawing People: The Human Figure in Contemporary Art. United States: Distributed Art Publishers, 2015. MASLEN, Mick; SOUTHERN, Jack - Drawing Projects - an exploration of the language of drawing. London: Black Dog Publishing, 2011. NEW, Jennifer - Drawing from life. The journal as art. New York: Princeton Architectural Press, 2005. NICOLAIDES, Kimon - The Natural Way to Draw. Boston: Houghthon Miflin Company, 1969.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não