-
Apresentação
Apresentação
Esta UC é baseada no desenho por observação direta do modelo masculino e feminino. Consciente dos conceitos básicos de anatomia e da proporção do corpo humano, o aluno deve representar com recurso aos elementos básicos do desenho - escala, composição, relação corpo/chão e espaços envolventes São exploradas várias abordagens gráficas, bem como diferentes tipos de pose do modelo: rápida/longa; estática/em movimento, isolada/ em relação com o espaço, objetos e têxteis.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT722-14644
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Desenhos de contorno cego e de contorno transformado Desenhos com exploração da gestualidade Escala, perspetiva e proporções da figura humana Desenho modelado - peso e massa Desenho de esboço com pontos de referência A relação figura/fundo: exercícios com pontos de referência: painel coletivo Desenho com modelação de luz e sombra Representação e expressão: experimentação gráfica Gestos do quotidiano - desenho do corpo em movimento, exploração da relação do corpo com pequenos objetos Movimento e ocupação do espaço: o corpo em relação ao ambiente Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos com quatro tipos de exercícios: Exercícios de aquecimento e desbloqueio do olhar. Exercícios de representação analítica. Exercícios técnicos com experimentação de materiais Estudos anatómicos (trabalhos de casa). Nota: os programas Figura Humana I, II e III são idênticos, mas o nível de exigência aumenta em conformidade com o nível de ensino.
-
Objetivos
Objetivos
Capacitar os alunos com competências básicas de desenho do corpo humano, incluindo composição, proporções rigorosas e perspetiva (escorço), em combinação com o estudo da anatomia artística. Desenvolver a capacidade de observar e descrever, com progressiva autonomia, o corpo humano nu. Ampliar o conhecimento de técnicas e abordagens gráficas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
É utilizada uma metodologia de ensino híbrido, havendo conteúdos que são transmitidos em aula (antes ou durante as poses e perante o modelo) e outros conteúdos que são disponibilizados aos estudantes através da plataforma Moodle. Os conteúdos online consistem, sobretudo, em: tutoriais, bancos de imagens e/ou vídeos (com variadas poses e modelos de variados biotipos corporais [ectomorfo, mesomorfo e endomorfo], diferentes géneros e idades); mas também são disponibilizados diversos livros especializados (através dos quais os estudantes poderão aprofundar os estudos e pesquisas acerca do desenho de figura humana, consoante os seus interesses individuais). Os alunos são incentivados a explorarem os seus interesses pessoais no diário gráfico e também a partilharem-nos em contexto de aula, para, em diálogo com a docente e os colegas, poderem conjugar e articular os seus universos estéticos com os conteúdos fundamentais que devem ser adquiridos nesta unidade curricular.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
EDWARDS, Betty - The New Drawing on the Right Side of the Brain. A course in enhancing creativity and artistic confidence . London: Harper Collins, 2008. HALE, Robert Beverly - Drawing Lessons from the Great Masters. New York: Watson-Guptill, 2009. JENNY, Peter - Desenho anatómico. Barcelona: Gustavo Gili, 2014. KAUPELIS, Robert - Experimental Drawing . New York: Watson-Guptill, 1980. MALBERT, Roger - Drawing People: The Human Figure in Contemporary Art. United States: Distributed Art Publishers, 2015. MASLEN, Mick; SOUTHERN, Jack - Drawing Projects - an exploration of the language of drawing . London: Black Dog Publishing, 2011. NEW, Jennifer - Drawing from life. The journal as art. New York: Princeton Architectural Press, 2005. NICOLAIDES, Kimon - The Natural Way to Draw. Boston: Houghthon Miflin Company, 1969.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não