filmeu

Disciplina Pintura II

  • Apresentação

    Apresentação

    ESTA UC É SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA TÉCNICA DA PINTURA E A SUA CONCEPTUALIZAÇÃO (E TEORIZAÇÃO) A PARTIR DO IMAGINÁRIO DA PAISAGEM
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos desta UC são: - 1 PESQUISA VISUAL: adequação das imagens da História da Arte às tipologias canonicas da Paisagem - Trabalho de grupo   Exercício de pintura por observação e imaginação, considerando cânones estruturantes e desdobramentos:   - 6  PINTURAS DE MÉDIO FORMATO com registo rápido (1 por semana). Meios e suportes à escolha dos estudantes. Critérios: - Registos expressivos - Compreensão da escala na representação dos longes e dos pertos - Perspectiva aéra e geométrica - Acuidade cromática no claro escuro - Apuramento cromático na representação dos elementos da composição - Compreensão dos (des)equilíbrios - Aquisição de meios para distinguir pictóricamente os elementos   - 1 PINTURA DE GRANDE FORMATO com registo lento (5 semanas). Meios e suportes à escolha dos estudantes. Critérios: - Velaturas - Sobreposições - Reforço no corpo de tinta - Correção de erros de perspetiva e cor   - 1 PROJECTO PESSOAL - TPC e em simultâneo com a UC Atelier de Pintura (tutorias). -Portfolio  
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objectivos desta UC são: - Ampliar o campo das competências na Pintura, como prática artística e campo de investigação. - Garantir a aplicação dos conhecimentos adquiridos pela exploração dos meios pictóricos, tanto nos exercícios sobre paisagem como no projecto pessoal (em comjunto com a UC Atelier de Pintura). - Dar a conhecer a Paisagem como um Género da Pintura e abrir à sua experimentação, desdobramento e atualização informada. - Compreensão dos conceitos estruturantes: - Perspectiva aérea e geométrica - Relações de escala - Conceitos de profundidade (pertos e longes) e amplitude - Sugestão do infinito e linha de horizonte - Ambiente No final desta UC, os estudantes: - Domínam velaturas, contaminação cromática, contornos definidos e esbatidos, planificação e modelação, relação de escala; - Concebem um projeto pessoal, da ideia à execução, para desenvolver as capacidades, adequar meios e suportes, modos de expôr; - Desenvolvem autonomia; - Sedimentam as metodologias projectuais criativas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia pedagógica relevante nesta UC é o contacto tutorial. A abordagem individualizada visa ampliar a cultura visual e estimular o desenvolvimento de linguagens e processos técnicos, a visão crítica e metodologias de investigação. As tutorias são conversas a propósito dos conceitos subjacentes aos objectivos a alcançar: indicam-se referências visuais e conceptuais, exemplos de obras de artistas nacionais e internacionais pertinentes para cada caso, bibliografia e a concepção da proposta artística de modo a ampliar a visão de cada estudante, individualmente. Valoriza-se a capacidade crítica e autocrítica através de discussões coletivas em sala de aula onde se debatem processos e resultados na concretização de cada exercício promovendo o uso de terminologias técnicas adequadas. Quando pertinente há lugar a sessões teóricas, visitas de artistas (in e out) e de estudo para complementar o contexto artístico sobre temas e acontecimentos relevantes.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CLARK, K. (1961). Paisagem na arte. Lisboa: Ulisseia  COSGROVE, D. (s.d). Prospect, Perspective and the Evolution of the Landscape Idea. London:  Institute of British Geographers DA VINCI, L. (2005). El tratado de la pintura por Leonardo da Vinci, y los tres libros que sobre el mismo arte escribó Leon Bautista Alberti.  Lisboa: Alcalá  HOCKNEY, D. (2001). Secret knowledge: rediscovering the lost techniques of the old masters. London: Thames & Hudson  LOTHE, A. (1958) Traité du paysage (1939), in Traités du paisage et de la figure. Paris: Grasset. NANCY, Jean-Luc (2003). Au fond des images. Paris : Galilée.  SERRALLER, F. C., Los géneros de la Pintura. Madrid: Edições Taurus. STEVENS, M. (1992). Alfred Sisley. London: Royal Academy of Arts; Paris: Musée d'Orsay; Baltimore: Walters Art Gallery; New Haven: Yale University Press VAN ZUILEN, G. (1994). Tous les jardins du monde. Paris: Gallimard.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios