filmeu

Disciplina Figura Humana III

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC baseia-se no desenho por observação directa da figura humana feminina e masculina. O desenho é acompanhado por conceitos e técnicas de dificuldade média sobre anatomia e proporção. Para desenhar o corpo humano, os alunos devem aplicar os elementos da linguagem do desenho: escala, composição, relação figura/fundo, volumetria. São exploradas diferentes aproximações ao desenho, bem como diferentes posições do modelo: pose curta/longa, quietude/ movimento, isolada/em diálogo com o espaço, panejamento e adereços.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos desta UC são: - Desenho de contorno cego e transformado; - relações de escala, perspectiva e proporção; - Desenho gestual expressivo; - Modelação: peso e massa; - Contraste: luz e sombra; - Desenho partilhado; - Relação figura/fundo; centrado/descentrado; inteiro/pormenor; - Experimentação gráfica: ampliação, indefinição de contornos, transparências, sobreposições, etc; - Desenho do corpo em movimento; - Exploração da relação do corpo com outros objectos (tecidos, mobiliário, volumes geométricos); - Movimento e ocupação do espaço: o corpo na sua relação com o contexto ambiental. Os conteúdos do programa são feitos segundo 3 aproximações: Exercícios rápidos, cronometrados; Exercícios lentos, de representação analítica; Diário gráfico temático com 2 desenhos por semana.   Nota: os programas de FH I, II e III são idênticos mas o grau de exigência aumenta gradualmente.
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objectivos desta UC são: - Desenvolvimento de competências do desenho da figura humana que incluem: - composição;  - rigor na representação das proporções do corpo;  - representação do corpo em perspectiva (escorço); - anatomia; - desenhar por observação (treino do olhar); - registar o que é observado de modo progressivo relativamente à anatomia humana;  - alargar o conhecimento sobre técnicas gráficas; - desenvover a expressão autoral na aproximação ao desenho de figura humana.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia pedagógica relevante nesta UC é o acompanhamento individualizado do estudante. A abordagem individualizada visa ampliar e estimular o desenvolvimento de linguagens e processos técnicos e a visão crítica sobre os resultados alcançados. Este acompanhamento individualizado é um apoio decisivo para os objectivos a alcançar: qualidade técnica e artística dos desenhos por observação in loco do modelo. Valoriza-se a capacidade crítica e autocrítica através de discussões coletivas em sala de aula onde se debatem processos e resultados na concretização de cada exercício promovendo o uso de terminologias técnicas adequadas. Nestas conversas colectivas debatem-se também afinidades e diferenças entre os imaginários dos colegas, questões de rigor técnico nos media eleitos, capacidade de experimentação, qualidade e ambição dos desenhos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    EDWARDS, Betty - The New Drawing on the Right Side of the Brain. A course in enhancing creativity and artistic confidence. London: Harper Collins, 2008. HALE, Robert Beverly - Drawing Lessons from the Great Masters. New York: Watson-Guptill, 2009. JENNY, Peter - Desenho anatómico. Barcelona: Gustavo Gili, 2014. KAUPELIS, Robert - Experimental Drawing. New York: Watson-Guptill, 1980. MALBERT, Roger - Drawing People: The Human Figure in Contemporary Art. United States: Distributed Art Publishers, 2015. MASLEN, Mick; SOUTHERN, Jack - Drawing Projects - an exploration of the language of drawing. London: Black Dog Publishing, 2011. NEW, Jennifer - Drawing from life. The journal as art. New York: Princeton Architectural Press, 2005. NICOLAIDES, Kimon - The Natural Way to Draw. Boston: Houghthon Miflin Company, 1969.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios