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Apresentação
Apresentação
Esta UC tem dois domínios de acção: um é a Pintura de Retrato; o outro é a Arte Pública e a relação entre Arte e comunidade. Cada domínio de ação tem o acompanhamento da respectiva professora em aulas de duas horas semanais..
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT722-14656
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Retrato 1 Pesquisa visual colectiva: imagens que definem o cânone e as variações do género retrato apresentadas em PowerPoint com as respectivas fichas técnicas e definições. 1 Exercício de representação sustentado na estrutura, desdobramentos e actualização do Retrato. A representação a partir da observação do modelo assumindo composições canónicas: retrato colectivo, corpo inteiro, ¾, mitológico, figura, equestre, auto-retrato (do próprio ou como outro). A adequação do formato e enquadramentos à dimensão do suporte e à escala de representação do(s) retratado(s). A expressão corporal e facial. A máscara e o personagem. 1 Projecto pessoal 1 Projecto de arte pública: 1 pintura mural com metodologia projectual (proposta individual com execução colectiva): - pesquisa, - exercícios exploratórios site-specific, - estudos, - formalização da proposta, - execução in loco. Exposições DCAM - Philoxenia, Over&Out e Starting Point (participação, montagens, vigilâncias e visitas guiadas). 1 Portefólio
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Objetivos
Objetivos
Os objectivos são: Estimular a auto-crítica relativamente ao trabalho produzido; Ampliar competências de representação através da observação própria e de outro(s). Demonstrar critérios criativos na adequação entre instrumentos, meios e suportes pictóricos. Saber codificar pela pintura: pele, cabelo, panejamentos, expressões do corpo e do rosto. Distinguir entre verosimilhança e distorção. Compreender a relação visual e plástica entre figura(s) / fundo e cenário. Dominar conceitos, variantes, simbologias e atributos próprios à caracterização retratística. Desenvolver o universo experimental e pessoal em cada abordagem aos exercícios. Consciencializar para a importância da autoria. Desenvolver uma distância (auto-)crítica no Projecto Pessoal e no Projecto site-specific. Compreender as etapas metodológicas de trabalho artístico: ideia, pesquisa, concepção do projeto e execução. Desenhar e concretizar um projecto colectivo place e site specific.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC está dividida em dois módulos, cada um com a sua docente, para realizar 3 projectos:1 de Retrato; 1 de Arte pública e da relação entre a Arte e a Comunidade, 1 Projeto Pessoal. No módulo de Retrato há 3 Projectos: um de investigação visual de cariz histórico realizado em grupo, outro de Pintura e outro de Projecto Pessoal. Cada projecto é apresentado com exemplos e com objectivos e tem acompanhamento tutorial no tempo de aulas. No módulo dedicado à Arte pública e à relação entre a Arte e a Comunidade, existem fases de trabalho que são: a compreensão do espaço e da comunidade onde se vai intervir, a ideia e a realização de propostas (enventualmente com maquetes), a aprovação pela instituição que acolhe o projecto e finalmente a concretização em grupo do projecto vencedor. Dependendo do número de estudantes/turma, os projectos são individuais ou colectivos. O acompanhamento dá-se em sala de aula (tutorias) e em visitas ao lugar, prévias e para execução. Apresentação de portfólio
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BABO, M. A. (2003) Olhando o olhar no retrato. In Revista Comunicação e Linguagens ¿ Imagem e vida, nº 31. Lisboa: Relógio d¿Água DUBUS, P. (2006) Qu¿est-ce qu¿un portrait?. Paris: Insolite. MAIA, T. (2009) Assombra. Ensaio sobre a origem da imagem. Lisboa: Assírio & Alvim. NANCY, J.-L. (2000) Le Regard du Portrait. Paris: Galilée. PONTÈVIA, J.-M. (1993, 2ª ed.) La Peinture, Masque e Miroir. Écrits sur l¿art et pensées détachées. Périgueux: William Blake & Co. RAMOS, A. (2010). O desenho da presença. Lisboa: Campo da comunicação. RICHTER, G. (2009). Fotografías pintadas. AV Proyectos BISHOP, Claire (2012). Artificial Hells ¿ Participatory art and the politics of spectatorship, Verso: London, New York KWON, Miwon (2002). One place after another. Site-specific art and locational identity. Cambridge Massachussets: The MIT Press LACY, S. (1995). Mapping the terrain: new genre public art. Seattle, Washington: Baypress LÈGER, F. (1965). Funções da Pintura, Lisboa: Bertrand
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não