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Disciplina Design de Projetos

  • Apresentação

    Apresentação

    Numa sociedade cada vez mais competitiva o artista deve estar apto a conhecer todos os mecanismos que possibilitam o reconhecimento da sua obra. Desde o marketing, à elaboração de um dossier de projecto, é fundamental que o artista tenha conhecimento destes campos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.As politicas culturais em Portugal e UE 2.O contexto global das artes 3.A especificidade do sector artístico 4.Os principais mercados de trabalho 5.Os financiamentos públicos e privados: UE e Portugal 6.A legislação aplicável: principais aspectos jurídicos 7.Os principais circuitos de programação e difusão 8.As parcerias financeiras 9.As parcerias criativas 10.Marketing e comunicação 11.Mobilidade e a internacionalização 12.A gestão de carreiras 13.Arte, indústrias criativas e  culturais 14.O artista empreendedor 15.A organização administrativa e financeira da empresa 16.A programação e curadoria 17.A relação entre a arte e a economia 18.A inserção do artista no mercado 19.Narrativa e orçamentação de um projeto 20.Como elaborar um dossiê de projecto 21.Os diferentes formatos de projeto e os seus destinatários 22.Pesquisa de financiamentos públicos nacionais e internacionais: preenchimento de formulários 23.Exemplos de projetos de sucesso
  • Objetivos

    Objetivos

    Numa sociedade cada vez mais competitiva o artista deve estar apto a conhecer todos os mecanismos que possibilitam o reconhecimento da sua obra. Desde o marketing, à elaboração de um dossier de projecto, é fundamental que o artista tenha conhecimento destes campos. Os aspectos legais e administrativos, financiamentos, internacionalização e difusão das obras assumem, uma importância decisiva no contexto artístico/profissional. A globalização da arte, implica um conhecimento de contextos de produção mais abrangentes obrigando a um reposicionamento do artista, tendo em conta a  disseminação da sua obra. O trabalho colaborativo e em parceria afirma-se, também, como uma característica da contemporaneidade, com a qual o artista se deve relacionar. Além da exposição teórica dos diversos pontos do programa e apresentação de case studies é objectivo da unidade curricular dotar os estudantes de um domínio de instrumentos aplicados que lhes possibilitem o desenvolvimento de projectos autónomos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Realização de exercícios específicos de candidaturas em contexto profissional. Realização de Portefólio, de site profissional, curriculum vitae.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AAVV. (2000). Ser artista em Portugal. Lisboa: Centro Nacional de Cultura AAVV. La creátion face aux systémes de diffusion. Paris: La Documentation Française AAVV. As politicas culturais em Portugal. Lisboa: Obs. Das Actividades Culturais AAVV. (2001). O estado das artes e as artes do estado. Lisboa: OAC BENHAMOU, F. (2004). L ¿économie de la culture. Paris: La Decouverte, 2004 JEFFRI, J. (1983). Arts Money. NYC: Neal-Schuman Publishers NAESS, H.E. (2009). A new agenda? The European Union and cultural policy. London: Alliance Publishing Trust  WATERS, I. (1989). Entertainement arts and cultural services. UK: Longman
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