filmeu

Disciplina História da Arte e Cultura Visual I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular (uc) é a primeira de cinco unidades dedicadas ao estudo da arte e cultura visual, estruturadas numa lógica cronológica, sequencial, que tem inicio nas primeiras manifestaçoes conhecidas de produçao artistica humana e termina na atualidade. Nesta uc centramo-nos na arte da pré-história à  Idade média. O conhecimento fundamentado da produção artística realizada ao longo do tempo em diferentes contextos culturais, permite aos estudantes desenvolverem um olhar critico e adquirirem uma cultura visual sólida que constituirá uma base importante na sua ação enquanto artistas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 – Reflexão em torno do objeto artístico 1.1. O campo da arte 1.2. As diversas interpretações da obra de arte 1.3. Reflexão crítica em torno das funções da história da arte e do papel do historiador da arte. 2 - A Génese das formas artísticas: Paleolítico e Neolítico. Arte pré-histórica em Portugal. 3- A arte nas Sociedades Agro-Pastoris (cerâmica, metais, rituais funerários). 4 - Arte e Antiguidade Clássica 4.1. A Arte Egeia, Cicládica, Minoica e Micénica; 4.2. A arte Grega: Cidade Antiga e Estado Grego: politeísmo e criatividade; 4.3. A arte Etrusca; 4.4. A arte Romana; 4.5. Arte romana em Portugal. 5 - Arte medieval na Europa 5.1. Arte na alta Idade Média: Arte paleocristã e germânica. Arte visigótica, islâmica e moçárabe em Portugal. 5.2. O ano Mil e o Românico. Um novo dinamismo na arquitetura e na escultura. O castelo, o mosteiro e a igreja. O Românico no território português. 5.3. Gótico: variações geográficas e movimentações internacionais. O Gótico em Portugal.
  • Objetivos

    Objetivos

    Garantir o domínio da terminologia básica da História da Arte eo reconhecimento da cronologia e contexto de produção de obras de arte dos diferentes períodos históricos abordados. Fomentar uma cultura visual diversificada e sólida. Promover a aproximação entre as práticas artísticas contemporâneas e a história e cultura da arte, o que pode constituir um contributo para a prática artística individual dos estudantes.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas interativas, baseadas numa relação dinâmica do grupo. A projeção de imagens de obras de arte dos períodos artísticos em estudo, com enfoque no caso português, a leitura de textos e o visionamento de pequenos filmes, serão o ponto de partida para análise e debate conjunto. Tendo em vista potenciar o diálogo, os vários temas são apresentados antecipadamente. A avaliação contínua será feita tendo por base três elementos: um trabalho a realizar ao longo do semestre 40%), pequenos trabalhos que serão pedidos e apresentados em aula (20%) e uma frequência (40%).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ARGAN, Giulio Carlo - Arte e crítica de arte. Lisboa: Editoral Estampa, 1993. GOMBRICH, Ernst - A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2009. HARRIS, Jonathan -  Art History: The Key Concepts. London: Routledge. 2006. JANSON, A. F. & JANSON, H. W. (ed.) -  A Nova História da Arte de Janson: a tradição ocidental. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. PEREIRA, Paulo - Arte portuguesa. História essencial. Lisboa: Temas  e Debates, 2014. PIMENTEL, António Filipe,  GRUNEWALD, Dietrich,  DEBICKI, Jacek, FAVRE, Jean-François - História da Arte. Pintura, escultura, arquitetura. Coimbra: Minerva, 2010.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios