-
Apresentação
Apresentação
Esta disciplina incide sobre a ilustração de textos, explorando possíveis relações entre narrativas verbais e visuais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT722-17312
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
EXERCÍCIO: DA LITERATURA PARA A IMAGEM. Leitura e análise de contos escolhidos. Elaboração de séries de imagens para ilustrar cada conto. Conceber um modo de mostrar a relação entre o texto e as ilustrações, seja através de um livro de artista ou de uma determinada montagem expositiva.
-
Objetivos
Objetivos
Compreender a estreita e histórica relação entre texto e imagem, entre o dizer e o mostrar (legendagem vs ilustração). Desenvolver um imaginário plástico e visual a partir do imaginário mental estimulado por contos escolhidos. Interpretar e conceber ilustrações a partir de um imaginário estimulado pelo texto; criar uma linguagem gráfica e pictórica visual, coerente e autoral, que se funda num texto. Saber mostrar e exibir o trabalho realizado. Explorar criativamente uma expressão plástica no domínio da ilustração. Capacidade de reconhecer a distinguir entre mostrar e dizer e os conceitos de hipotipose e écfrase.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos são desenvolvidos em dois exercícios que são acompanhados pela docente e precedidos por introduções teóricas e demonstrações práticas. Os exercícios são realizados em aula, sem prejuízo de os alunos realizarem trabalho de casa e pesquisarem e recolherem informação fora do horário letivo. Dois projetos de ilustração consolidam os conhecimentos adquiridos. A nota final expressa critérios de assiduidade e pontualidade, bem como de cumprimento dos objetivos da disciplina. A avaliação processa-se de três formas: contínua (comparência obrigatória a 75% das aulas); intermédia, para o primeiro exercício, e final, incidindo sobre o segundo e restante trabalho do semestre. Para cada projeto há crítica e autocrítica na análise dos resultados. A avaliação final resulta da apreciação dos exercícios (50% + 50%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
AAVV. (2006). BIBLIA ILUSTRADA. Lisboa: Assírio&Alvim AAVV, (2005). Illusive & Contemporary Illustration and its contexto. Berlin: Die Gestalten Verlag GmbH & Co AAVV, (2005). Ilustrarte, Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, Lisboa: White & Blue e Ver para Ler AMBROSE, H. (2005). Image. Lausanne: AVA Publishing. BELL, R.; HYLAND, A. (2003). Hand to Eye Contemporary Illustration. London: Laurence King Publishing HOLLIS, R. (1997). Graphic Design: A Concise History, London: Thames & Hudson RAND, P. (1985). A Designer's Art. New Haven & London: Yale University Press KLANTEN, R.; HELLIGE H. (2011). Illustrators Unlimited: The Essence of Contemporary Illustration. Berlin: Gestalten LAWRENCE, Z. (2012). The Fundamentals of Illustration. Switzerland: AVA Publishing MARIN, L. (2001). De la représentation. Paris: Gallimard.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não