filmeu

Disciplina Desenho III

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta disciplina o estudante desenvolve competências no âmbito da representação do espaço arquitectónico, especificamente aplicadas ao desenho de cenas de interior.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A Cena de Interior: enquadramento histórico e desenvolvimentos/ desdobramentos recentes. Estratégias de representação gráfica no desenho de Cena de Interior. Espaço real e espaço de representação: profundidade, perspetiva, composição e estrutura, escala, valores tonais, detalhes. Projeto I - Série de cinco desenhos em grande formato (A1) a partir de pinturas onde o contexto são espaços interiores (arquitectónicos), explorando vários recursos de transposição da imagem, várias técnicas de representação e expressão gráfica a partir de diferentes meios riscadores (grafites, lápis de cor, canetas de feltro, canetas de pontas finas, médias e grossas) e meios aquosos (tinta-da-china e aguarela). Projeto II - Desenho colectivo em puzzle construidos com páginas A1 desenhadas por cada elemento do grupo seguindo o processo do micro (desenho individual) ao macro (desenho colectivo). Projecto III - Álbum (foto-) gráfico: o espaço interior como auto-retrato. Apresentação de livro de artista. Portefólio.
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objectivos são: Desenvolver no estudante capacidades de representação no âmbito do desenho artísticos Rever e aprofundar conhecimentos específicos no âmbito do desenho em perspetiva, dando continuidade às UC de Desenho I e II. Desenvolver estratégias de representação gráfica no desenho de Cena de Interior Aumentar o conhecimento de técnicas e materiais de expressão gráfica  Reforçar a autonomia na concretização de projetos artísticos Estimular a prática quotidiana da fotografia enquanto prática complementar (inicial) em projetos de desenho artístico
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A aulas são de quatro horas e permitem o acompanhamento tutorial dos trabalhos em curso, bem como a discussão crítica realizada por todos no final da aula sobre o trabalho concretizado. Estes debates permitem o enriquecimento do vocabulário específico e o desenvolvimento de uma linguagem apropriada à análise das imagens. Nestas aulas, o estudante escolhe os meios riscadores com que quer explorar os seus desenhos, se bem que há uma sugestão prévia por parte da professora. Dada a extensão da aula (4 horas) o estudante trabalha ao seu ritmo e compreende a aula como um espaço de atelier onde há momentos de intensa concentração, momentos de pausa, momentos de curiosidade sobre o que está a ser concretizado pelos colegas, momentos de tutoria atendendo ao que cada estudante está a desenvolver. A avaliação intercalar acontece no final de cada exercício/projecto e na avaliação final escolhe-se os melhores trabalhos para expor.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Butler, C. & Zegher, C. (2010). On Line: Drawing Through the Twentieth Century. New York: MoMA Davidson, M. (2011). Contemporary Drawing: Key Concepts and Techniques. New York: Watson-Guptill Publications Dexter, E. (2010). Vitamin D: New Perspectives in Drawing. London-New York: Phaidon Elias, H. & Vasconcelos, M. (2009). Desmaterialização e Campo Expandido: dois conceitos para o Desenho Contemporâneo. In Actas do Congresso SOPCOM-LUSOCOM. Lisboa: Universidade Lusófona Molina, J. J. G. (1999). Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporáneo. Madrid: Cátedra Molina, J. J. G. (2002). Máquinas y Herramientas de Dibujo. Madrid: Cátedra Molina, J. J. G., CABEZAS, L., BORDES, J. (2001). El Manual del Dibujo: Estrategias de Su Enseñanza en el siglo XX. Madrid: Cátedra. New, J. (2005). Drawing from life, The journal as art. New York: Princeton Architectural Press Rattemeyer, C. (2013). Vitamin D2: New Perspectives in Drawing. London ¿ New York: Phaidon    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios