-
Apresentação
Apresentação
A UC pretende estabelecer de que forma a diversidade cultural influencia a forma como comunicamos e interagimos. A compreensão e respeito pelas diferenças é crucial para comunicar eficazmente
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6643-12786
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A unidade curricular apresenta e discute os principais termos e teorias da comunicação intercultural, como cultura, comunicação, identidades, estereótipo, perceção externa, transnacionalidade, polidez e hibridez. Os resultados de investigações atualizadas sobre temas aplicados e relativos a trabalho (negócios e economia, política, relações internacionais) servem para refletir e aprimorar a compreensão dos participantes sobre o contexto complexo da comunicação intra e intercultural. No projeto de workshop acompanhado, os alunos aplicam os fundamentos teóricos a cenários concretos, construindo a partir da sua própria experiência de diferença, a fim de reconhecer e entender as interações num contexto de diferentes identidades e culturas. Exercícios práticos, como simulações, dramatizações e incidentes críticos, ilustram vários casos de comunicação intercultural e servem como base para a criação de portfólios de comunicação individuais
-
Objetivos
Objetivos
Os alunos irão adquirir conhecimentos essenciais sobre identidades culturais, a fim de serem capazes de contextualizar perspetivas, pontos de vista e expectativas num contexto comunicativo alargado de configurações culturais e de identidades. Poderão apresentar e discutir criticamente os principais termos da comunicação intercultural e aplicar a terminologia na análise de exemplos práticos em eventos comunicativos interculturais. O debate sobre barreiras na comunicação intercultural melhorará a capacidade em reconhecer e entender possíveis obstáculos e desenvolver e aplicar estratégias para aprimorar a comunicação entre culturas (intra e interculturais), particularmente num ambiente profissional. Serão capazes de reconhecer especificidades estruturais de outras culturas a nível individual, regional ou global. Poderão antecipar ou resolver conflitos interpessoais para executar com êxito tarefas profissionais numa ampla variedade de configurações pessoais e profissionais
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Palestra e elementos interativos do workshop - Integração de media da web - Palestras e conversas com especialistas - Workshops de projetos com parceiros internacionais - Sessões cooperativas com elementos de aprendizado misto - Trabalho de projeto independente e design de portfólio
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Clyne, Michael. Inter-cultural communication at work. 1996. Cambridge: Cambridge University Press. Hofstede, Geert, Gert Jan Hofstede, and Michael Minkov. 2010. Cultures and organi- zations. New York: McGraw Hill. Jackson, Kane (ed.) 2014. The Routledge Handbook of Language and Intercultural Communication. London: Routledge. Lewis, Richard D. 2006. When cultures collide. 3rd ed. Boston: Nicholas Brealey Inter- national.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não