-
Apresentação
Apresentação
Por cada ano lectivo, os docentes envolvidos na disciplina são convidados a propor vários temas relacionados ou com as suas linhas de investigação ou idealmente com a resolução de um problema específico para uma entidade externa parceira. A totalidade dos temas a serem trabalhados dependerá do número de alunos inscritos na disciplina, procedendo os alunos à escolha do tema de acordo com a sua área de interesse pessoal. Decorrerá da seguinte forma: - Apresentação dos temas dos professores tutores; - Organização dos grupos de trabalho; - Selecção dos temas de projectos pelos grupos de trabalho; - Introdução à temática onde os alunos desenvolverão o trabalho; - Orientação dos alunos pelos tutores específicos, com aulas/acompanhamento do grupo de trabalho (reuniões tutoriais); - Desenvolvimento do trabalho e elaboração de um relatório final; - Apresentação dos resultados finais, em modo de seminário, aos colegas, docentes e possíveis entidades parceiras
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6643-24467
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Por cada ano lectivo, os docentes envolvidos na disciplina são convidados a propor vários temas relacionados ou com as suas linhas de investigação ou idealmente com a resolução de um problema específico para uma entidade externa parceira. A totalidade dos temas a serem trabalhados dependerá do número de alunos inscritos na disciplina, procedendo os alunos à escolha do tema de acordo com a sua área de interesse pessoal
-
Objetivos
Objetivos
O objectivo principal da disciplina é colocar os alunos perante as especificidades associadas ao desenvolvimento de um trabalho de I&D, ou de resolução de um problema específico, em áreas nucleares da Engenharia do Ambiente, em contexto real (dimensionamento, avaliação de viabilidade, planeamento, execução). Permitirá adquirir uma visão global do tipo de trabalho que poderão vir a exercer na sua carreira profissional, seja em I&D ou no mercado de trabalho.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Procura-se, sempre que possível, integrar os alunos em projectos de I&D onde os docentes se encontrem envolvidos,ou em desafios para resolução de problemas específicos propostos por uma entidade externa parceira, procurando-se temas que impliquem uma componente de preparação teórica, uma componente experimental (no laboratório e/ou no campo), incluindo, sempre que possível, aquisição, processamento e interpretação de dados inéditos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
A bibliografia é variada sendo aconselhada pelo docente responsável por cada tema. Tem por base artigos científicos, livros, etc., de acordo com as áreas e os temas a serem explorados
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não