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Apresentação
Apresentação
A UC visa proporcionar as ferramentas que permitem o domínio básico da termodinâmica, permitindo assim relacionar calor-energia-trabalho-temperatura e quantificar e interpretar situações do quotidiano
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6643-30
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1-Conceitos fundamentais. Sistema, fronteira, vizinhança, Sistema aberto, fechado, isolado. Funções de estado: Temperatura, pressão, volume, massa, energia interna. Equilíbrio termodinâmico. Estados e processos termodinâmico. 2-Calor, trabalho, energia interna e entalpia, 1a Lei para sistemas fechados. Ciclos. Calor específico. Calorimetria, Mecanismos de transferência de calor 3-Gases ideais. Equação de estado. Aplicação da 1a lei a sistemas fechados de gases Ideais. 4-1a Lei para sistemas abertos, balanço de massa e energia 5- Processo reversível/irreversível. Princípio de Carnot, ciclo de Carnot, Princípio de Clausius, entropia e 2a lei da termodinâmica. Máquinas térmicas, bombas de calor e refrigeradores. Outros Ciclos (Otto, Diesel, Rankine) 6-Potenciais Termodinâmicos e Relações de Maxwell 7-Propriedades físicas. Diagramas de fase. Calor latente e transição de fase. Equilíbrio de fases 8-Misturas de Gases Ideais. Lei de Dalton. Pressão parcial. Equilíbrio Químico
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Objetivos
Objetivos
Compreensão dos conceitos elementares da termodinâmica, noção de estado termodinâmico, estado de equilíbrio, propriedades termodinâmicas, substâncias puras, equação de estado e processo termodinâmico. Aplicação da primeira lei da termodinâmica a sistemas fechados e abertos, incluindo cálculo do trabalho e calor transferidos em diversos processos simples. Aplicação da segunda lei da termodinâmica e cálculo da variação da entropia em processos termodinâmicos reversíveis e irreversíveis. Capacidade de aplicar os conceitos teóricos em diversas situações ligadas ao quotidiano
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Ensino: aulas teóricas (expositivas, apresentações em power point, previamente disponibilizadas) para apresentação e debate de conceitos teóricos e casos de estudo; aulas teórico-práticas onde são propostos e realizados diversos exercícios tipo, acompanhando sequencialmente os temas apresentados nas sessões teóricas. Neste âmbito, os alunos trabalham em casos práticos para resolver problemas do mundo real. Na resolução e análise dos problemas também usam conhecimentos adquiridos noutras UCs, promovendo o aprendizado colaborativo. Os alunos são encorajados a estudar conteúdos em casa usando diversos dispositivos e plataformas, incluindo dispositivo móveis, antes da aula, para posterior discussão em aula e realização de trabalhos em grupo
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Notas pedagógicas da unidade curricular Yunus Çengel e Michael Boles (2007). Termodinâmica, McGraw-Hill. Paulo Pimentel de Oliveira (2012). Fundamentos de Termodinâmica aplicada, Lidel
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não