-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular opcional versa todos os aspetos associados à biologia e gestão da conservação. Foi concebida para os estudantes que pretendem desenvolver capacidades específicas nesta área da biologia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT101-11614
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.A diversidade biológica e os princípios da biologia da conservação 2.Os serviços dos ecossistemas 3. Impacte histórico dos humanos sobre a biodiversidade 4. Principais ameaças actuais à biodiversidade 5. Destruição e fragmentação de habitats (efeitos nas populações pequenas, estocasticidade ambiental, genética e demográfica) 6. Degradação de habitats (poluição, espécies invasoras, doenças, organismos geneticamente modificados, alterações climáticas, perturbação da dinâmica dos ecossistemas) 7. Uso não sustentado / sobreexploração de recursos 8. nstrumentos legais e económicos de conservação (convenções, livros vermelhos da UICN, projectos LIFE) 9. Conservação in situ e ex situ 10. Gestão de espécies e habitats (gestão de espécies, reintroduções e translocações, análises de viabilidade populacional, gestão e restauro de habitats) 11. Selecção de áreas para conservação da biodiversidade
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo providenciar aos alunos conhecimentos fundamentais para aplicação na área da conservação da diversidade biológica, incluindo gestão de espécies e habitats, políticas e outros instrumentos legais de conservação, causas de destruição e degradação de habitats, conservação in situ e ex situ. Será dado destaque à importância da conservação activa num contexto Mediterrânico onde existe uma interação milenar entre o Homem e a Natureza.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Trabalho de campo e forte componente pratica.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Pullin,S. (2002). Conservation Biology. Cambridge University Press, Cambridge. - Primack, R.B. (2012). A Primer of Conservation Biology. 5th Ed. Sinauer Associates, Inc.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não