filmeu

Disciplina Botânica Geral

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Bota¿nica geral pretende oferecer aos alunos formac¿a¿o ba¿sica sobre a diversidade vegetal existente na superfi¿cie do globo terrestre numa perspectiva evolutiva
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos Teo¿rico 1- Diversidade das Plantas Terrestres 1.1. Bota¿nica: conceito e objecto. 1.2. Evoluc¿a¿o no tempo geolo¿gico. Evoluc¿a¿o no meio terrestre. 2¿ Ni¿veis de Organizac¿a¿o e Classificac¿a¿o no Reino Vegetal 2.1.Plantas na¿o vasculares 2.2. Plantas vasculares sem sementes 2.3. Plantas vasculares com sementes. 2.4. Plantas vasculares com flores 3 ¿ Introduc¿a¿o aos Princi¿pios e Me¿todos da Sistema¿tica Vegetal 3.1. Fontes de informac¿a¿o taxono¿mica. Estrutura taxono¿mica. 3.2. Sistemas de Classificac¿a¿o de plantas com flores: Cronquist e A.P.G. (IV 2016). 4 ¿ Introduc¿a¿o a¿ Geobota¿nica 4.1. Factores que condicionam a distribuic¿a¿o e adaptac¿a¿o dos vegetais na superfi¿cie terrestre. 4.2. Ha¿bitos de crescimento. Adaptac¿o¿es. 4.3. Conservac¿a¿o da biodiversidade Vegetal Pra¿tico 1. Musgos e hepa¿ticas 2. Fetos  3. Gimnospe¿rmicas 4. Angiospe¿rmicas
  • Objetivos

    Objetivos

    Nas aulas teo¿ricas, sera¿ dado e¿nfase a¿s principais caracteri¿sticas dos va¿rios agrupamentos taxono¿micos, assim como aspectos da biologia reprodutiva. Ainda sera¿ explicitada a influe¿ncia dos factores do ambiente no crescimento e desenvolvimento vegetal, e consequente repercussa¿o na distribuic¿a¿o geogra¿fica das plantas. Nas aulas pra¿ticas pretende-se que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos nas teo¿ricas para identificar plantas de diferentes grupos taxono¿micos a partir da sua morfologia externa, e compreender o seu ciclo de vida. Realizar-se-a¿o ainda visitas de estudo para a observac¿a¿o de diversas espe¿cies.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A avaliac¿a¿o sera¿ realizada nas modalidades - avaliac¿a¿o conti¿nua e avaliac¿a¿o por exame. A Avaliac¿a¿o Conti¿nua consistira¿ em: duas freque¿ncias (T);  1 frequência (P) + discussão oral de trabalhos (P) + avaliação do desempenho do aluno nas aulas (P) Parte teo¿rica (60% da classificac¿a¿o final) + Parte pra¿tica (40% da classificac¿a¿o final) Avaliac¿a¿o por Exame - 1 exame Para o aluno ser considerado aprovado à UC tem que ter nota positiva (> 9,50 valores) em todos os itens de avaliação. O aluno só poderá ser aprovado por avaliação contínua à componente prática se assistir a 75% das aulas práticas.  Grande parte das aulas práticas serão em contexto de saída de campo, melhorando assim o processo de ensino-aprendizagem do aluno.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Brown, J. H. and Lomolino, M. V. (1998). Biogeography. Freeman and Company, New York. Font-Quer, P. (1982). Dicciona¿rio de Bota¿nica. Ed. Labor, Barcelona. Franco, J. A. (1984). Nova Flora de Portugal (Continente a Ac¿ores). I (1971); II (1984). Lisboa. Judd, W. S., Campbell, C. S., Kellogg, E. A. and Stevens, P. F. (1999). Plant Systematics ¿ A Phylogenetic Approach. Freeman and Company, U. K. Lido¿n, F. J., Gomes, H. e Abrantes, A. C. (2005). Plantas de Portugal. Evoluc¿a¿o e Taxonomia. Ed. Lidel, Lisboa. Mauseth, James D. (1998). Botany: An introduction to plant biology. 2nd Ed. Boston:Jones and Bartlett Publishers. Raven, P., Evert, R. and Eichhorn, S. (1999). Biology of Plants. Freeman and Company, New York. Pinto, I and Antunes, T. (2006). Botânica - A Passagem à Vida Terrestre - Atlas e Texto. Lidel.  Mauseth, J.D. (2019).  Botany: An Introduction To Plant Biology. Jones and Bartlett Publishers, Inc
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios