-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Bota¿nica geral pretende oferecer aos alunos formac¿a¿o ba¿sica sobre a diversidade vegetal existente na superfi¿cie do globo terrestre numa perspectiva evolutiva
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT101-16543
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Teo¿rico 1- Diversidade das Plantas Terrestres 1.1. Bota¿nica: conceito e objecto. 1.2. Evoluc¿a¿o no tempo geolo¿gico. Evoluc¿a¿o no meio terrestre. 2¿ Ni¿veis de Organizac¿a¿o e Classificac¿a¿o no Reino Vegetal 2.1.Plantas na¿o vasculares 2.2. Plantas vasculares sem sementes 2.3. Plantas vasculares com sementes. 2.4. Plantas vasculares com flores 3 ¿ Introduc¿a¿o aos Princi¿pios e Me¿todos da Sistema¿tica Vegetal 3.1. Fontes de informac¿a¿o taxono¿mica. Estrutura taxono¿mica. 3.2. Sistemas de Classificac¿a¿o de plantas com flores: Cronquist e A.P.G. (IV 2016). 4 ¿ Introduc¿a¿o a¿ Geobota¿nica 4.1. Factores que condicionam a distribuic¿a¿o e adaptac¿a¿o dos vegetais na superfi¿cie terrestre. 4.2. Ha¿bitos de crescimento. Adaptac¿o¿es. 4.3. Conservac¿a¿o da biodiversidade Vegetal Pra¿tico 1. Musgos e hepa¿ticas 2. Fetos 3. Gimnospe¿rmicas 4. Angiospe¿rmicas
-
Objetivos
Objetivos
Nas aulas teo¿ricas, sera¿ dado e¿nfase a¿s principais caracteri¿sticas dos va¿rios agrupamentos taxono¿micos, assim como aspectos da biologia reprodutiva. Ainda sera¿ explicitada a influe¿ncia dos factores do ambiente no crescimento e desenvolvimento vegetal, e consequente repercussa¿o na distribuic¿a¿o geogra¿fica das plantas. Nas aulas pra¿ticas pretende-se que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos nas teo¿ricas para identificar plantas de diferentes grupos taxono¿micos a partir da sua morfologia externa, e compreender o seu ciclo de vida. Realizar-se-a¿o ainda visitas de estudo para a observac¿a¿o de diversas espe¿cies.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A avaliac¿a¿o sera¿ realizada nas modalidades - avaliac¿a¿o conti¿nua e avaliac¿a¿o por exame. A Avaliac¿a¿o Conti¿nua consistira¿ em: duas freque¿ncias (T); 1 frequência (P) + discussão oral de trabalhos (P) + avaliação do desempenho do aluno nas aulas (P) Parte teo¿rica (60% da classificac¿a¿o final) + Parte pra¿tica (40% da classificac¿a¿o final) Avaliac¿a¿o por Exame - 1 exame Para o aluno ser considerado aprovado à UC tem que ter nota positiva (> 9,50 valores) em todos os itens de avaliação. O aluno só poderá ser aprovado por avaliação contínua à componente prática se assistir a 75% das aulas práticas. Grande parte das aulas práticas serão em contexto de saída de campo, melhorando assim o processo de ensino-aprendizagem do aluno.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brown, J. H. and Lomolino, M. V. (1998). Biogeography. Freeman and Company, New York. Font-Quer, P. (1982). Dicciona¿rio de Bota¿nica. Ed. Labor, Barcelona. Franco, J. A. (1984). Nova Flora de Portugal (Continente a Ac¿ores). I (1971); II (1984). Lisboa. Judd, W. S., Campbell, C. S., Kellogg, E. A. and Stevens, P. F. (1999). Plant Systematics ¿ A Phylogenetic Approach. Freeman and Company, U. K. Lido¿n, F. J., Gomes, H. e Abrantes, A. C. (2005). Plantas de Portugal. Evoluc¿a¿o e Taxonomia. Ed. Lidel, Lisboa. Mauseth, James D. (1998). Botany: An introduction to plant biology. 2nd Ed. Boston:Jones and Bartlett Publishers. Raven, P., Evert, R. and Eichhorn, S. (1999). Biology of Plants. Freeman and Company, New York. Pinto, I and Antunes, T. (2006). Botânica - A Passagem à Vida Terrestre - Atlas e Texto. Lidel. Mauseth, J.D. (2019). Botany: An Introduction To Plant Biology. Jones and Bartlett Publishers, Inc
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim