-
Apresentação
Apresentação
Inglês é a língua cientifica universal, sendo fundamental o seu dominío no ciclo de estudos científico de Biologia. O inglês cientifico tem uma escrita simples mas um pouco diferente do inglês comum, sendo um dos objectivos a familiarização deste tipo de linguagem pela leitura de artigos cientificos, ao mesmo tempo que se aprende a discuti-los e apresenta-los em público. Ambos essênciais para uma carreira futura em ciência.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 2
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT101-16548
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Como ler e interpretar um artigo cientifico Familiarização com a escrita cientifica Como fazer um resumo de um artigo cientifico em Inglês Como fazer uma apresentação oral em Inglês Como fazer um poster em Inglês Como procurar e fazer referências bibliográficas
-
Objetivos
Objetivos
O objectivo desta unidade curricular é familiarizer o aluno com a leitura e escrita cientifica, na língua inglesa. Assim, e porque a escrita cientifica é concisa e directa, o aluno irá aprender a sumarizar um texto usando uma linguagem analitica. O aluno irá, ainda, aprender a forma mais eficaz de ler e interpretar um artigo cientifico. No fim desta unidade curricular deverá saber fazer um resumo, apresentar e discutir um artigo cientifico, de preferência em inglês.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular é composta por aulas teórico-práticas. Estas aulas são dadas com o recurso a meios audivisuais os quais dão apoio à discussão desejada. São projectados pequenos filmes/documentários em inglês, os quais sempre que possível são legendados em inglês para melhor familiarização dos alunos ao som e pronúncia inglesa, bem como à escrita (se legendados). Os textos analisados e discutidos em aula tentam ser de assuntos pertinentes aos alunos, por modo a cativa-los e motiva-los. Na segunda metade do semestre são os próprios alunos que escolhem os textos e/ou artigos cientificos, sendo a ideia base dar-lhes maior autonomia e motivação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
A bibliografia fornecida é obtida online através de sítios especificos, sendo sempre escolhido aqueles que têm distribuição gratuita: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed https://www.plos.org http://www.sciencemag.org/news/
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim