-
Apresentação
Apresentação
Proporcionar conhecimentos fundamentais e desenvolver competências no âmbito da história eepistemologia da biologia. Dar a conhecer: a história e a evolução das ideias e do pensamento em biologia; os principais avançoscientíficos na área da biologia e o impacto da sua aplicação na sociedade bem como as questões denatureza ética que lhe estão associadas. Perspectivar os avanços científicos na Sociedade das diferentes épocas e em particular na épocapresente, séc. XXI, o ¿século da Biologia¿. Capacitar os alunos para futuros trabalhos e projectos que pesquisem a História da Biologia (e emparticular em Portugal), e liguem a evolução tecnológica e científica com a sociedade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 2
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT101-4541
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Apresentação da disciplina; método de avaliação; bibliografia. Uma visão global da história da Ciência; o progresso da descoberta. A Evolução como eixo central do pensamento em Biologia; da História Natural de Aristóteles à revolução darwinista, ao pós-darwinismo A Genética: do conceito primordial de hereditariedade à revolução mendeliana, pós-mendeliana; a Genética Molecular. Biologia celular e de desenvolvimento; a teoria celular e a organização celular e histológica; da observação microscópica ao entendimen O mundo dos micróbios: da ideia da geração espontânea à observação microscópica; Pasteur, Koch. A moderna Microbiologia e as suas Fisiologia: a transição do pensamento descritivo da Biolgia, para o conceito funcional (da célula, tecido, órgão); evolução do conhecimenPlantas. Síntese final.
-
Objetivos
Objetivos
Dar a conhecer: a história e a evolução das ideias e do pensamento em biologia; os principais avanços científicos na área da biologia e o imcomo as questões de natureza ética que lhe estão associadas. 2. Conhecer as principais aplicações da biologia na medicina curativa e forensbiologia. 3. Desenvolver a capacidade de efectuar pesquisas de informação com base no recurso às novas tecnologias de comunicação e de ininglesa aplicada ao estudo dos temas biológicos. 5. Desenvolver a utilização a plataforma de ensino on-line da ULHT (Moodle). Os estudantesdeverão: adquirir uma perspectiva integrada das Ciências Biológicas, e da evolução do pensamento e das ideias em biologia ao longo dos tempos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas Tem sido praticado a visita a museus de História Natural Academia das Ciências, etc...
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Magner, L. 1994. A History of the Life Sciences. Ed. Marcel Dekker. Fitas, A.J.S., M.A.E. Rodrigues e M.F. Nunes. 2008. Filosofia e História da Ciência em Portugal no Séc. XX. Caleidoscópio. 295pp.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não