filmeu

Disciplina Genética das Populações

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular (UC) de Genética de Populações aborda  como os processos evolutivos moldam a diversidade genética nas populações e como essa diversidade é fundamental para a adaptação e sobrevivência das espécies. Para tal, são apresentados padrões de variação em modelos de cruzamento, seja para um único locus ou para múltiplos loci, ilustrando os efeitos das mutações, migrações, seleção natural e deriva genética. Esta UC reforça a importância da genética quantitativa e da teoria da coalescência na reconstrução de filogenias e na análise de marcadores moleculares usados para detectar QTLs (Quantitative Trait Locus). A matéria desta UC tem aplicações práticas ao nível, por exemplo, da gestão de recursos vivos, ou da definição de áreas protegidas. Tem uma forte componente teórico-prática, uma vez que se baseia em dados da biologia molecular e usa modelos matemáticos que permitem testar hipóteses concretas. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à genética de populações: Genética de populações e frequência alélica; Principais contributos na alteração da frequência alélica; Aplicações do estudo da genética de populações; Técnicas para estudar a variação genética. 2. Microevolução: Princípio de Hardy-Weinberg; Teoria da deriva genética; Fluxo genético e divisões populacionais; Mutações; Seleção natural. 3. Genes múltiplos e genética quantitativa: Evolução em 2 loci; Genética quantitativa.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular permite aos alunos compreender a composição genética de uma população e as forças que alteram essa composição. No final do semestre, os alunos devem ser capazes de entender como e por que razão as frequências alélicas e genotípicas mudam ao longo do tempo intra- e inter-populações. Os alunos devem ainda ser capazes de: Reconhecer que existe uma extensa variação genética na maioria das populações; Discutir como o princípio de Hardy-Weinberg mostra a relação entre frequências alélicas e genotípicas; Relacionar a endogamia com o aumento da frequência de indivíduos homozigóticos; Explicar as mutações como principal fonte de variação genética; Explicar como a deriva genética pode resultar numa perda da variação genética; Discutir como o fluxo genético pode introduzir novos alelos numa população mas contribuir para uma maior homogeneização; Discutir o efeito das forças seletivas nas mudanças evolutivas; Aplicar os conceitos básicos da genética quantitativa evolutiva.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Para enriquecer a experiência de aprendizagem, haverá uma abordagem inovadora, combinando aulas teóricas e práticas. O docente incentivará a participação ativa dos estudantes, colocando questões essenciais e estimulando o debate através de estudo de casos. A interação entre colegas será fundamental para  consolidar o conhecimento. As aulas teóricas fornecerão os fundamentos teóricos e as aulas práticas permitirão aplicar esses conceitos em cenários reais. Durante as aulas práticas (informáticas), os estudantes terão acesso a ferramentas informáticas de simulação. Estas permitirão explorar cenários hipotéticos e analisar como fatores como seleção natural, deriva genética e migração afetam as frequências alélicas e genotípicas. Nas aulas práticas (laboratoriais), os alunos poderão compreender os mecanismos evolutivos através de experiências usando microorganismos, que são modelos experimentais muito úteis em aulas práticas dadas as suas características a nível de ciclo de vida.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Hartl, D.L. 2020. A Primer of Population Genetics and Genomics. 4th edition. Oxford University Press; Cutter A.D. 2019. A Primer of Molecular Population Genetics. 1st Edition. Oxford University Press; Allendorf FW; LuikartG. 2007. Conservation and the Genetics of populations. 1st edition, Blackwell Publishing; Hartl, D.L., Clark, A.G. 1997. Principles of populationgenetics. 3 Ed. SinauerAssociates Inc; Maynard-Smith, J. 2002. Evolutionary genetics. 2 Ed. Oxford University Press;  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios