filmeu

Disciplina Programação para as Biociências II

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular “Programação para as Biociências II” aprofunda os conhecimentos adquiridos na unidade anterior, com foco em técnicas avançadas de programação aplicadas às Ciências Médicas. Insere-se no ciclo de estudos em Biomedicina Computacional e Inteligência Artificial, contribuindo para a formação em bioinformática, modelação de sistemas biológicos, análise de dados multiómicos e desenvolvimento de soluções computacionais para problemas clínicos e laboratoriais. A UC prepara os estudantes para ambientes científicos e profissionais exigentes, promovendo pensamento crítico, inovação computacional e integração entre algoritmos e dados biomédicos reais.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    POO: classes, objetos, herança, polimorfismo aplicados às ciências médicas Estruturas de dados: árvores, grafos, busca e ordenação Análise de algoritmos: notação Big O e otimização BioPython/BioJulia: sequências genéticas e visualização Bases de dados: SQL, CRUD e BLAST Simulação: Monte Carlo e dinâmicas moleculares Paralelismo: alinhamento em bioinformática Visualização: estruturas moleculares e redes Interfaces gráficas e integração hardware/software
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecimento: Dominar técnicas avançadas de programação, como paralelismo e algoritmos aplicados à genómica. Compreensão: Justificar a escolha de paradigmas e estruturas de dados em contextos biológicos, considerando especificidades dos dados biomédicos. Aplicativo: Implementar soluções para integração multiómica, simulação de sistemas biológicos e modelação preditiva. Análise: Diagnosticar e otimizar código para eficiência computacional e precisão em bioinformática. Síntese: Integrar técnicas de programação e saber biomédico para resolver problemas complexos. Avaliação: Avaliar avanços na interseção entre programação e medicina, com foco ético e aplicado.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular adota metodologias inovadoras centradas no estudante, com integração de ferramentas de inteligência artificial generativa (IAGen) em ambiente controlado, promovendo a experimentação responsável. São utilizados notebooks interativos, plataformas de submissão automática e feedback imediato. O ensino é baseado em problemas reais, com uso de datasets biomédicos e simulações computacionais. A defesa oral dos projetos garante a autenticidade, desenvolvendo competências de comunicação científica e pensamento crítico. Promove-se o estudo autónomo com recurso a tutoriais multimodais e ferramentas digitais especializadas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Haddock, S. H., & Dunn, C. W. (2011). Practical Computing for Biologists. Sinauer Associates. McKinney, W. (2012). Python for Data Analysis. O'Reilly Media, Inc. Mount, D. W. (2004). Bioinformatics: Sequence and Genome Analysis. Cold Spring Harbor Laboratory Press. Herlihy, M., & Shavit, N. (2008). The Art of Multiprocessor Programming. Morgan Kaufmann.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios