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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Evolução Molecular tem como objetivo auxiliar os alunos a compreender como ocorre a evolução de genes e proteínas. Quais os mecanismos evolutivos, que tipo de alterações químicas podem ocorrer aprofundando o conceito de mutação, fatores que influenciam essas mutações e taxas de ocorrência.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2532-11077
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Estrutura e função dos ácidos nucleicos. 2. Evolução das sequências nucleotídicas. Características das sequências nucleotídicas. Mutações. Modelos de evolução de sequências nucleotídicas. 3. Rearranjo do material genético e evolução das proteínas. 4. Organização e tamanho do genoma. 5. Transferência horizontal de genes (HGT). Mecanismos de HGT: conjugação, transformação, transdução, agentes de transferência de genes e fusão celular. HGT em procariotas versus eucariotas. 6. Filogenia molecular. Árvores. Relógio molecular. Árvores filogenéticas. 7. Mecanismos epigenéticos. Mecanismos principais de alterações epigenéticas: metilação do DNA, modificações de histonas e ação de RNAs não codificadores. Epigenética e doenças humanas.
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Objetivos
Objetivos
Compreender como se podem relacionar diferentes organismos com base em sequências de DNA e qual o conceito de relógio evolutivo. Como ocorre a transferência de material genético. Os alunos vão também ser capazes de compreender a forma como os genomas se organizam e a importância dessa organização nos processos evolutivos. Que porções do genoma constituem os genes e as sequências não génicas, quais as suas funcionalidades.Os alunos serão capazes de alinhar sequências de nucleotideos e construir árvores filogenéticas moleculares. Estarão aptos também a reconhecer mecanismos epigenéticos e a sua importância em doenças.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A formação laboratorial e prática constitui uma componente muito importante do Ciclo de estudos, essencial para garantir a qualidade da formação dos alunos. As competências práticas e a autonomia laboratorial dos estudantes graduados são reconhecidas pelas outras instituições onde estes prosseguem os estudos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Graur D. & Li W.-H. (2000). Fundamentals of molecular evolution. Sinauer, Sunderland. - Soucy, S.M., Huang, J. and Gogarten, J.P. (2015). Horizontal gene transfer: building the web of life. Nature Reviews, 16, p472. - Pál, C., Papp, B. and Lercher, M.J. (2008). An integrated view of protein evolution. Nature Reviews, 7, p337.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim