-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular "Bioquímica Estrutural" permite a aquisição de conhecimentos teóricos e competências práticas para a determinação da estrutura tridimensional de macromoléculas. Esta Unidade Curricular foca as metodologias de análise instrumentais tais como a dispersão de raios-X de ângulo pequeno (SAXS), cristalografia de raios-X, ressonância magnética nuclear (NMR), e microscopia eletrónica criogénica (cryo-EM).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2532-16918
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceitos fundamentais sobre a estrutura de proteínas, ácidos nucleicos e complexos biológicos supramoleculares. Principais técnicas de determinação de estruturas biológicas como dispersão de raios-X de ângulo pequeno (SAXS), cristalografia de raios-X, ressonância magnética nuclear (NMR), e microscopia eletrónica criogénica (cryo-EM). Recolha, tratamento, interpretação e validação dos resultados experimentais em cada técnica estrutural. Compreensão conceptual e analítica da relação estrutura-função de macromoléculas biológicas. Compreensão das relações estruturais em complexos de proteína-ligando, proteína-proteína e proteína-ácido nucleico. Interpretação da relação estrutura-função de proteínas.
-
Objetivos
Objetivos
Introduzir e desenvolver conceitos básicos e abordar as principais metodologias instrumentais de análise estrutural de interesse no âmbito da Bioquímica Estrutural. Evidenciar os princípios básicos da análise estrutural instrumental, bem como a sua aplicabilidade e critérios de seleção. Abordar os fundamentos teóricos dos métodos e equipamentos, e as características de utilização e análise através das técnicas e métodos de dispersão de raios-X de ângulo pequeno (SAXS), cristalografia de raios-X, ressonância magnética nuclear (NMR), e microscopia eletrónica criogénica (cryo-EM), permitindo a aquisição de know-how para a execução de análises estruturais e possibilitando a identificação de semelhanças e diferenças, vantagens e desvantagens, entre as diferentes metodologias. As aulas (teórico-)práticas permitem o desenvolvimento de competências técnicas fundamentais à execução dos métodos analíticos em questão, bem como à definição de estratégias para a minimização de potenciais problemas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas são essencialmente a aprendizagem baseada em projetos, Aula Invertida e Design Thinking.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Branden, CI, & Tooze, J, "Introduction to Protein Structure" (1998) (2nd Ed.). Garland Science. https://doi.org/10.1201/9781136969898 Brito, JA & Archer M, "Chapter 10: Structural Biology Techniques: X-ray Crystallography, Cryo Electron Microscopy, and Small-Angle X-ray Scattering" (2020) in “Practical Approaches to Biological Inorganic Chemistry (2nd Edition)”, Ricardo Louro and Robert Crichton (eds.), Elsevier (Oxford, UK). https://doi.org/10.1016/B978-0-444-64225-7.00010-9 Markwick PR, Malliavin T, Nilges M, "Structural biology by NMR: structure, dynamics, and interactions" (2008), PLoS Comput Biol 4(9):e1000168. https://10.1371/journal.pcbi.1000168
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não