-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular aborda as especificidades únicas da criação e gestão de empresas de base tecnológica no setor das ciências da vida, com foco especial em biotecnologia e farma. A unidade curricular pretende passar os conhecimentos essenciais sobre os diferentes modelos de negócio e dinâmicas do mercado biotecnológico e farmacêutico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 1.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2532-16922
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Modelos de empresas tecnológicas e estruturas organizacionais Startups e Spin-offs Empresas de investigação por contrato Incubadoras e aceleradoras Joint ventures e parcerias estratégicas Ecossistema biotecnológico / Farma Relação entre empresas biotech e a indústria farmacêutica Complementaridades e sinergias entre biotech e big pharma/bio-pharma Cadeias de valor e redes de colaboração no setor Papel das universidades e centros de investigação Inovação em ciências da vida Processos de desenvolvimento de produtos Gestão de propriedade intelectual Tecnologias emergentes e seu impacto no setor Estratégias de inovação: incremental vs. disruptiva Financiamento e investimento: Fontes de capital Marketing e comercialização Estratégias de entrada no mercado Desenvolvimento de modelos de negócio inovadores Regulamentação Ambiente regulatório em biotecnologia e farma
-
Objetivos
Objetivos
Capacitar os alunos para distinguir entre diferentes modelos de negócios, como startups, spin-offs, joint ventures e CROs, e entender as vantagens e desafios associados a cada um. Proporcionar uma visão abrangente das interações entre empresas biotech, big pharma, universidades, e centros de investigação, destacando as sinergias e complementaridades no setor. Ensinar os alunos a aplicar estratégias de inovação, tanto incremental quanto disruptiva, utilizando tecnologias emergentes Preparar os alunos para lidar com os desafios regulatórios e éticos específicos. Capacitar os alunos para desenvolver estratégias eficazes de entrada no mercado, Incentivar uma mentalidade empreendedora, crítica e inovadora, preparando os alunos para identificar oportunidades, e criar valor no setor biotecnológico e farmacêutico.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Será realizada a preparação de um plano de negócios ao longo das aulas. Ainda será preparado um pitch que será apresentado no modelo corrente de apresentação a investidores. Este trabalhos será apresentado à turma
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Scientific papers related to the subject
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não