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Apresentação
Apresentação
Tem como objectivo o estudo do equilíbrio químico em solução e as suas aplicações quantitativas, incluindo o equilíbrio ácido-base, redox, complexometria e precipitação. Tem uma componente prática onde são realizados trabalhos experimentais para demonstrar as aplicações quantitativas e qualitativas e consolidar os conhecimentos adquiridos na componente teórica.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2532-32
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A-Programa teórico 1.Introdução. Métodos tradicionais e instrumentais. Amostragem e interferências. 2.Coeficientes de actividade. Teoria de Debye Hückel 3.Gravimetria versus volumetria. Diferentes métodos e tipos de volumetria. Solubilidade. Ponto de equivalência e ponto final. Métodos de detecção. 4.Volumetria de Precipitação. Métodos de Mohr, de Volhard e de Fajans. 5.Volumetria de complexação. Tipos de ligandos.Titulações complexométricas, cálculo de pM. Efeito do pH e de complexantes (outros ligandos e outros metais) 6.Volumetria de oxidação-redução. Equação de Nernst. Curvas de titulação. Efeito de complexantes e do pH. 7.Condutividade elétrica de soluções iónicas B-Programa prático 1.Gravimetria 2.Titulações ácido-base, métodos condutimétrico e potenciométrico 3. Volumetria de precipitação e complexométrica
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se que o aluno adquira uma formação teórica sólida na área do Equilíbrio Químico em Solução e que desenvolva aptidões experimentais em vários métodos instrumentais. O aluno deverá ainda desenvolver as suas capacidades de (1)aprendizagem e análise, (2)trabalho em grupo e individual, (3)executar procedimentos laboratoriais de forma normalizada, utilizar instrumentação técnica e científica e manusear de modo seguro os materiais usados, (4)realizar cálculo numérico, análise de erro, interpretar os dados obtidos e avalia-los de forma crítica, (5)comunicar a informação obtida, problemas e soluções, em contextos diversos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Recurso a metodologias que envolvam a interpretação de artigos cientificos relativo às areas em estudo
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Gonçalves, M.L. Et al. (2001). Métodos Instrumentais para Análise de Soluções. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. - Crouch, S., West, D.M., Skoog, D.A. and Holler, F. (2013). Fundamentals of Analytical Chemistry. (9th ed). Saunders College Publishing. - Levie, R. (1999). Aqueous Acid-Base Equilibria and Titrations. Oxford University Press. - Dilts, R.V. (1974). Analytical Chemistry. D. Van Nostrand. - Christian, G.D. (2003). Analytical Chemistry. 6th Ed. Wiley. - Harris, D.C. (2010). Quantitative Chemical Analysis. 8th Ed. Freeman, New York
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não