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Apresentação
Apresentação
Esta disciplina dá ao aluno uma visão global das diferentes áreas da Física, como base científica para o desenvolvimento das disciplinas específicas do curso.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2532-8461
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Dimensões e unidades: Grandezas físicas; métodos de medida na Física Dinâmica da partícula:Leis de Newton; movimento uniformemente acelerado e movimento circular Energia: Trabalho-Energia; forças conservativas e não conservativas;energia potencial;conservação da energia Dinâmica de um sistema de partículas: Centro de massa; momento linear;Conservação da energia de um sistema de partículas Gases Ideais: Equação de estado; 1ªLei da Termodinâmica;calorimetria Corpo Rígido: Momento de inércia e energia de rotação;rolamento;conservação de energia;torque;Estática Fluídos: Hidrostática; impulsão; eq. da continuidade;eq. de Bernoulli;Lei de Poiseuille; escoamento turbulento;vasos elásticos Electricidade: Força electro-motriz. Potencial;Lei de Ohm e de Kirchoff Acústica: Oscilações e MHS; ondas estacionárias e progressivas; ondas sonoras;efeito de Doppler Óptica: Ondas electromagnéticas;velocidade da luz;princípio deHuygens; leis da reflexão e refracção; lentes e comprimento focal; sistemas de lentes
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Objetivos
Objetivos
Introdução aos princípios básicos da física clássica. O objectivo essencial consiste em fornecer uma formação introdutória sobre mecânica, energia, calorimetria, electricidade, ondas, fluídos e óptica. A nível teórico o aluno deve adquirir sentido crítico e espírito científico assim como uma boa compreensão dos conceitos e princípios básicos da física clássica. A nível teórico-prático deve ser capaz de aplicar os princípios teóricos a problemas concretos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nas aulas teóricas, a exposição dos conteúdos é efetuada procurando, com a participação ativa dos alunos, criar pontes entre os novos conceitos e os anteriores. São apresentadas situações problema para os quais os alunos são convidados a analisarem os conceitos neles envolvidos. Nas aulas teórico-práticas, os alunos analisam e resolvem problemas envolvendo os conceitos apresentados nas aulas. Os alunos são encorajados a experimentar várias estratégias de resolução de problemas nas áreas da Biologia e da Química.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Halliday, D. (2014). Fundamentals of physics - 10ª ed. Nova Iorque : John Wiley & Sons. Tipler, P. A. (2009). Física para cientistas e engenheiros. Ed Guanabara Koogan. Young, Hugh D. (2008). Física / Hugh D. Young, Roger A. Freddman - 12.ª ed.. São Paulo : Pearson. Fishbane, P. M., Gasiorowicz, S. and Thornton, S. T. (2005). Physics for scientists and engineers, 3rd Edition: Prentice Hall
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não