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Apresentação
Apresentação
Pretende-se que os alunos consolidem ou adquiram conhecimentos sobre os conceitos fundamentais de Probabilidade e aprendam os métodos básicos de Inferência Estatística, tanto paramétrica como não paramétrica, que constituem uma ferramenta indispensável à tomada de decisões em situações de incerteza. Deste modo, os alunos devem ser capazes de identificar e aplicar os métodos estatísticos apropriados para a análise dos dados em situações práticas do âmbito da biotecnologia. Estas competências são de grande importância na área da biotecnologia, não apenas numa vertente aplicada mas também no âmbito da investigação científica.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2710-17402
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceitos básicos, população e amostra, dados e variáveis, rigor e precisão Estatística descritiva: organização e apresentação de dados: organização de tabelas e métodos gráficos para dados qualitativos e quantitativos. Métodos numéricos (parâmetros e estatísticas; medidas de tendência central e de dispersão). Probabilidades: conceitos básicos. Distribuição de probabilidades: distribuições discretas (Bernoulli, binomial, Poisson); distribuições contínuas (normal, exponencial) Teorema Limite Central: Inferência Estatística Paramétrica: estimação pontual; intervalo de confiança para a proporção e para os parâmetros de uma população normal; testes de hipóteses Regresão linear: parâmetros característicos Inferência estatística sobre a diferença entre proporções. Razão entre as variâncias de duas populações normais; Diferença entre os valores médios de duas populações; Análise da variância. Inferência Estatística não Paramétrica
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Objetivos
Objetivos
1-Saber definir o método estatístico mais adequado para a análise de dados experimentais; 2-Capacidade de análise e interpretação dos resultados obtidos em função dos métodos e ferramentas utilizadas; 3-Propor e testar hipóteses de acordo com o método estatístico mais adequado 4-Desenvolver a autonomia e análise críticas dos métodos teórico-práticos implementados
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Recurso a metodologias ativas, em particular disponibilização de material previamente à classe através de plataformas como o Moodle, com orientações básicas relativamente ao assunto. Os materiais referidos incluem vídeos, áudios, infografias, entre outros. Em posterior momento de aula, os alunos colocam dúvidas, debatem o assunto e comparam respostas Apresentação e discussão de casos de estudo, resolução de problemas, individualmente ou em grupo , para estimular a interação e o espirito de grupo A avaliação continua é feita com base duas frequências (média final mínima de 10 valores para aprovação) ou uma frequência final global (nota mínima de 10 valores para aprovação) e um trabalho, realizados durante o semestre. A avaliação por frequências corresponde a 80% e o trabalho a 20% da nota final. Caso não tenha aprovação por avaliação contínua, o aluno submete-se a exame final necessitando de uma nota mínima de 10 valores para aprovação
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
ISLAM, M. A., Al-Shiha, A. - Foundations of Biostatistics. Singapore :Springer, 2018. Hardcover. ISBN: 9789811086267 VIEIRA, S. Introdução à Bioestatística (5ª Ed.).Elsevier Editora Ltda., 2016. ISBN 978-85-352-7716-6
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não