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Disciplina Ciência dos Alimentos

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de ciência dos alimentos pretende que os alunos adquiram conhecimentos e competências, como forma de qualificar profissionais no setor alimentar, proporcionando-lhes uma aprendizagem que permita tornarem-se competitivos no mercado de trabalho.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Teórica 1. Introdução à Ciência dos alimentos : Definição de alimento e rotulagem de produtos alimentares 2. Controlo de qualidade dos produtos alimentares no que se refere ao valor nutricional, legal,sensorial, toxicológico e higiénico 3. Macroutrientes e micronutrientes 4. Processamento em Indústrias agro allimentares (produção de vinho, cerveja, café, iogurte e outros alimentos) 5. Aditivos alimentares: Definição, classificação e aplicação 6. Análise sensorial dos alimentos: O sabor, odor, aroma, flavour e cor. Testes descriminativos. Sala de provas 7.Métodos Analíticos Usados na Análise de Produtos Alimentares, 8.Higiene e segurança alimentar e HACCP.     Prática:   PL1-Determinação da acidez e índice de peróxidos em azeite; PL2 -Titulação de cálcio e magnésio no leite com EDTA PL3 -Doseamento dos açúcares totais num sumo de laranja PL4 -Sulfitos no vinho PL5-Determinação do ácido ascórbico (E300) nos alimentos        
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos de aprendizagem são: Desenvolver os conhecimentos essenciais para a prática da análise química e sensorial de alimentos . Executar diferentes metodologias analíticas aplicadas à análise química de produtos alimentares e ao seu controlo de qualidade. Desenvolver, implementar e gerir um sistema de segurança alimentar com base na metodologia HACCP. Dotar de conhecimentos, como forma de qualificar os profissionais do setor, proporcionando-lhes uma aprendizagem que permita tomarem-se competitivos na área da segurança alimentar. Adquirir capacidade de comunicação e de trabalhar em grupo. Adquirir pensamento crítico. Adquirir uma perspectiva global do estudo da ciência dos alimentos, manuseamento do equipamento relacionado com a análise quimica e sensorial dos alimentos. Adquirir os conhecimentos para aplicar no laboratório ou indústria alimentares. Desenvolver a observação, o raciocinio e lógica na resolução de problemas e elaboração de conclusões.      
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

                                       As metodologias baseiam-se na utilização de apoio informático e recurso a slides no decurso das apresentações teóricas da matéria explicada pelo docente. Relativamente às aulas laboratoriais, os alunos desenvolvem trabalho cientifico experimental, de acordo com os protocolos previamente distribuídos. A classificação final da disciplina corresponde a 50 % da avaliação da parte teórica e 50 % da parte laboratorial:   Avaliação da parte teórica: média de 2 frequências realizadas no decorrer do semestre (aprovação com nota igual ou superior a 10 valores)   Avaliação da parte prática: A avaliação será feita de uma forma contínua, baseada nos instrumentos: Relatórios científicos em grupo com discussão de relatórios (30%); Desempenho laboratorial (5%) Trabalho de grupo com apresentação oral (15%)
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Belitz, H.D., Schieberle, Peter, Grosch, Werner-Food Chemistry. 4 th edition, Heidelbe Springer-Verlag Berlin and Heidelberg GMBH & CO. KG, 2008. ISBN 978-3-540-69934-7 Mortimore,Sara,Wallace,Carol-HACCP APractical Approach.3rd edition. Berlin, SpringerScience&BusinessMedia, 2013. ISBN 978-1-4614-5028-3. Lawless, Harry T., Heymann, Hildegarde - Sensory Evaluatio of food. U.S.A. Springer. 2nd edição, 2010. ISBN 978-1-4419-6488-5.
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