-
Apresentação
Apresentação
Identificar as áreas de aplicação da microbiologia médica e a sua relação com a biotecnologia. Conhecer os principais grupos de microrganismos que nos rodeiam, a sua implicação na saúde pública e relaciona-los com a epidemiologia e as doenças causadas por microrganismos e seus vetores. Serem capazes de distinguir os principais grupos de antibióticos, como atuam e os mecanismos que levam a resistência e à multirresistência. Na componente laboratorial o objetivo é a aprendizagem das técnicas laboratoriais de identificação de microrganismos geradores de doença. Os alunos deverão também conseguir observar e identificar os diversos grupos de microrganismos de importância médica ao microscópio: Manipular agentes microbianos nas condições de higiene e segurança exigidos e realizar testes bioquímicos clássicos e kits de última geração para a sua de identificação
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT2710-23768
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Programa Teórico: 1-Importância e áreas de aplicação da microbiologia médica e a sua relação com a biotecnologia. 2-Noções básicas de epidemiologia e saúde publica. 2-Microrganismos causadores de doenças do Domínio Bacteria e Archaea, Algas, Fungos, Protozoários, parasitas e vetores. Vírus, priões, propagação e doenças associadas. 3-Estudo dos mecanismos de patogenicidade, resistência e multirresistência dos microrganismos. 4-Mecanismos de defesa contra a infeção: antibióticos, antimicrobianos e vacinas. 5-Técnicas de diagnóstico laboratorial em microbiologia clínica. programa pratico: Exemplos e casos de estudo.Metodologias clássicas e avançadas de deteção e identificação de microrganismos: Comparação de eficácia entre diversos métodos bioquímicos de identificação de microrganismos de importância clínica. Realização da metodologia antibiograma.
-
Objetivos
Objetivos
Um dos principais objectivos será o conhecimento sobre a acção dos microrganismos patogénicos, a sua interação com a saude humana. Os alunos deverão conseguir observar e identificar os diversos grupos de microrganismos ao microscópio. Manipular agentes microbianos nas condições de higiene e segurança exigidos, preparar soluções, material e meios de cultura necessários ao manuseamento de agentes microbianos e realizar testes avançados para a sua identificação. Saber interpretar e criticar os métodos analíticos executados e aprender a fazer relatórios das actividades desenvolvidas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias implementadas na cadeira de microbiologia médica permitirão ao aluno perceber e explicar vários fenómenos biológicos (patogenicidade e resistência) que estão na origem das doenças microbianas. A aquisição dos conhecimentos teóricos e práticos será avaliada através de testes escritos e apresentação de trabalhos sobre as temáticas discutidas em aula, permitindo ao docente perceber o modo como essas noções fundamentais foram aprendidas e apreendidas pelos aluno. Os trabalhos práticos estimularão a aprendizagem de técnicas de manipulação microbiana avançadas, e serão apresentados pelos alunos na forma de relatórios científicos sujeitos a discussão, permitindo ao docente avaliar, juntamente com a realização e apresentação de um poster o desempenho, a compreensão/relação entre teoria e abordagem prática, e a aquisição dos conhecimentos subjacentes a cada trabalho laboratorial.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Diagnostic Microbiology (12th ed.), Bailey & Scottis, Mosby. - Brooks, G. F., Butel, J. S., & Morse, S. A. (2006). Medical microbiology. United States, 25th.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não