-
Apresentação
Apresentação
Desenvolver a capacidade de:i) identificar questões relacionadas com gestão de resíduos municipais e industriais e ii) identificar os microorganismos como agentes fundamentais nos processos de biorremediação e biodeterioração. Desenvolver competências relacionadas com diversos processos biotecnológicos para o tratamento de resíduos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2710-959
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Princípios de ecotoxicologia Os Poluentes e o seu destino no ecossistema. Efeito dos poluentes nos organismos. Efeito dos poluentes nas populações. Introdução à gestão ambiental Gestão de resíduos com recurso a tecnologia de fermentação em estado sólido. Cultivo em estado sólido. Aplicação do cultivo em estado sólido à gestão ambiental. Bioreactores usados em processos de cultura em estado sólido. Valorização de resíduos orgânicos Digestão anaeróbia em bioreactores de leito suspenso. Fundamentos dos bioprocessos anaeróbios. Configurações e operação de bioreactores anaeróbios. Monitorização e optimização de processos Tratamento de águas residuais. Objectivos, estratégias e etapas. Processos de lamas activadas Processamento aeróbio e anóxico em meio suspenso Processamento aeróbio e anaeróbio em biofilmes. Processamento anaeróbio. Remoção de azoto e fósforo. Tratamento de lamas Sistemas naturais
-
Objetivos
Objetivos
No final da U.C. os alunos deverão compreender: i) a importância dos microorganismos como ferramentas fundamentais nos processos de tratamentos de resíduos, ii) as opções tecnológicas utilizadas actualmente para o tratamento de residuos. Competências relacionadas com a valorização de resíduos no âmbito do desenvolvimento de economias sustentáveis e com reduzido impacto ambiental. Princípios de ecotoxicidade relacionados com as classes, o destino e o efeito dos poluentes nos ecossistemas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Recurso a metodologias ativas através de plataformas como o Moodle. Os materiais referidos incluem vídeos, áudios, infografias, entre outros. Os alunos colocam dúvidas, debatem o assunto e comparam respostas Apresentação e discussão de casos de estudo, resolução de problemas, individualmente ou em grupo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Hopkin, S.P; Peakall, D.B; Sibly, R.M; Walker, C.H ¿ ¿Principles of Ecotoxicology¿; Fourth Edition; CRC Press, 2012; ISBN: 978-1-4665-0260-4,1466502606 Perry L. McCarty; Bruce E. Rittmann - ¿Environmental biotechnology: principles and applications¿. McGraw Hill; 2020; ISBN: 9781260441611,126044161X. Wang, L.K., Ivanov, V., Tay, J.-H., Hung, Y.-T. ¿ ¿Environmental Biotechnology¿. First edition, Humana Press, 2010. ISBN 978-1-60327-140-0 ¿
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não