-
Apresentação
Apresentação
Esta e¿ uma disciplina fundamental na formac¿a¿o de qualquer profissional da a¿rea de Ciência de Dados pois introduz os conceitos ba¿sicos da programac¿a¿o, sobre os quais assentara¿o muitas disciplinas subsequentes. Mais do que aprender uma linguagem de programac¿a¿o, o aluno aprende a pensar como um programador, analisando problemas e desenhando algoritmos que os resolvam recorrendo a fluxogramas e a programas escritos em Python, uma linguagem promissora que combina as melhores caracteri¿sticas das linguagens modernas mais populares. Dado ser o primeiro contacto de muitos alunos com o to¿pico da Programac¿a¿o, reveste-se de uma importa¿ncia especial na aquisic¿a¿o de conhecimentos primordiais mas tambe¿m na sua motivac¿a¿o. Mais do que aprender a programar, os alunos aprendem a gostar de programar.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6634-14
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
OPP Herança Encapsulmaneto, decorators, variáveis obsfucadas Geradores Arrays Visualização de informação Introdução a Algoritmia e Estrutura de Dados
-
Objetivos
Objetivos
O objectivo desta unidade curricular é fornecer aos futuros profissionais na área de ciência de dados as bases para que possam iniciar (de um modo disciplinado) a actividade de programação. O aluno continua por desenvolver a capacidade de raciocínio algoritmico recorrendo a fluxogramas. O aluno deverá ser capaz de traduzir esses fluxogramas numa linguagem de programação imperativa. Concretamente, o aluno deverá conhecer a sintaxe básica de Python que lhe permitam criar programas simples de linha de comando.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
To be addedd Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carvalho, Adelaide (2021), Práticas de Python - Algoritmia e Programação.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não