filmeu

Disciplina Visão Computacional

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular é dedicada ao processamento de imagem, como fonte sensorial de maior alto nével. Aqui será o apresentadas as várias tecnologias de sensores de imagem, a captação de imagem e em seguida são estudados os vários métodos de tratamento de imagem e de extração de informação. Na componente prática será desenvolvida uma aplicação de processamento de imagem, que irá usar os alguns dos métodos aprendidos durante o semestre para resolver um problema prático que será proposto, usando a biblioteca OpenCV e linguagem c#. Irá também ser dado umas noções de introdução a Inteligência Artifical aplicadas nas imagens.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Processamento de Imagens: dos pixeis a¿s caracteri¿sticas; Operações sobre imagens; Segmentação; Deteção de objectos; Extração de características; Medidas; Análise de aplicações. Conteúdos de ensino à distância: Tutoriais e apoio em video-conferência e/ou em comunicação assíncrona.
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que no final do semestre os estudantes possuam: Capacidades de analisar imagens 2D e aplicar os filtros necessários (como a rotação, translação, etc) para um determinado objectivo; Conhecimentos mais aprofundados na linguagem c#; Noçõess básicas de inteligência artifical em imagens.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O conjunto de matérias lecionadas coloca a ênfase nos aspetos centrais identificados nos objetivos da UC. Por outro lado, a forte vertente prática desta unidade curricular incentiva ao desenvolvimento de algoritmos e à utilização da linguagem de programação, ao mesmo tempo que estimula a resolução de problemas com o auxílio de um computador.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1- Digital Image Processing. Rafael Gonzalez, Paul Wintz. Addison-Wesley 2- Image Analysis: principles and practice, pp. 36 a 36 e 106 a 117. Joyce-Loebl 3- Digital Image Processing and Computer Vision, pp. 130 a 173. Robert Schalkoff 4- Computer Graphics - Principles and Practice, pp. 550 a 555. Foley, van DAM, Feiner, Hughes. Addison-Wesley
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios