-
Apresentação
Apresentação
A disciplina de Probabilidades e Estatística tem como objetivo fundamental dar ao estudante conceitos fundamentais da teoria da probabilidade e técnicas de estatística descritiva e inferência estatística, essenciais para o estudo de Engenharia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6634-620
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Estatística Descritiva: Tipos de dados: inteiros, contínuos, categóricos, array, matriz Tabelas de frequências Medidas de centralidade e de variabilidade Visualização (Gráficos de barras, Histogramas, Caixas de Bigodes ... ) 2. Regressão Linear Variável independente vs. dependente. Gráficos de dispersão Covariância e coeficiente de Pearson Reta de regressão, Resíduo Método dos mínimos quadrados Cálculo da estimativa para a resposta, dado certo valor para a variável independente 3. Probabilidade Experiência aleatória. Espaço de resultados. Evento. Operações entre eventos. Propriedades da função probabilidade. Probabilidade da união de eventos Lei da probabilidade total Teorema de Bayes Probabilidade condicionada. Eventos independentes 4. Inferência Estatística Amostra e amostra aleatória. Estimador e estimativa para uma proporção. Intervalo de confiança para uma proporção. Teste de hipótese para uma proporção
-
Objetivos
Objetivos
Esta disciplina permite que o(a) aluno(a) OA1: seja exposto à probabilidade como uma função de medida essencial à ciência. OA2: entenda a estatística como uma área da ciência que permite à engenharia recolher dados, analisar dados, formular hipóteses relativas a esses dados e testar essas hipóteses. Nessa medida, a estatística e a probabilidade são essenciais ao conhecimento e à engenharia.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Para cada tópico desta UC é apresentado um conjunto de exercícios de aplicação. A(O)s alunas(os) são incentivados a resolver estes exercícios assim como a apresentar quaisquer dúvidas. É exigida a presença de cada aluna(o) a pelo menos 75% das aulas práticasde modo a ter a oportunidade de fazer avaliação contínua. Caso contrário, só se poderão apresentar a avaliação em época de recurso. Trabalhadores- estudantes não são contemplados com esta regra. A avaliação conta com uma componente contínua, que consiste na realização de 3 testes ou um exame (Frequência Final ou Recurso). Média dos 3 testes = A Nota de Exame = B Se A > 9,5 o(a) aluno(a) está aprovado à UC e poderá fazer exame se quiser melhorar a nota. Neste caso, a Nota Final = max(A,B) Se A < 9,5 o(a) aluno(a) está reprovado à UC e terá de fazer exame se quiser obter aprovação à UC. São considerados aprovados os alunos que obtenham nota final não inferior a 10 valores
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Murteira, B. (2012), Probabilidades e Estatística, vols. I e II MacGraw-Hill. Murteira, B. (2007), Introdução à Estatística, MacGraw-Hill. Morais, M.C. (2020). Probabilidades e Estatística: Teoria, Exemplos & Exercícios. IST Press (Coleção Ensino da Ciência e da Tecnologia). Ross, S. M. (2014). Introduction to Probability and Statistics for Engineers and Scientists. 5th ed, Academic Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não