filmeu

Disciplina Cultura do Som

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC é central na área dos Sound Studies, pretendendo criar nos estudantes uma compreensão das influências do som na constituição de um ponto de vista sobre o mundo; Problematizar as artes contemporâneas; Compreender as relações entre as artes do som, espaço e técnica; Posição crítica sobre as artes contemporâneas a partir do sentido da audição; Compreender as mediações exercidas pela reprodução técnica sonora; Compreender as qualidades do som na constituição objecto artístico e a imersão do humano na paisagem sonora. As novas fronteiras da arte do som a partir do digital.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Breve história dos Estudos do Som O sentido da audição Qualidades Distinção qualitativa com o sentido da visão As representações da audição e da visão O som e a técnica A relação do ruído com a técnica A invenção da aparelhagem de mediação a partir do som A imersão do sujeito A estenografia natural E o som E o desvio com os aparelhos de reprodução O som e as artes As literaturas do século XIX As vanguardas do século XX As técnicas de reprodução A gravação e reprodução do som A difusão das artes A aparelhagem de difusão O microfone e o altifalante; A sua influência na alteração dos objetos artísticos. O som como produto. As alterações na receção e produção artísticas. A alteração na produção e difusão da arte. O ruído, a música e a sociedade. O espaço dos objetos sonoros. O corpo como meio e instrumento. O ruído como conceito produtivo.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular integrada no que contemporaneamente se designa por estudos do som (Sound Studies) pretende constituir uma arqueologia, uma história e uma atualidade para as expressões e dispositivos humanos que utilizam, desde o século XIX, o som como meio de comunicação, independentemente do seu conteúdo. Com esta disciplina, os estudantes conhecerão o que se fez no século XX na relação do som com a música e com os instrumentos, possibilitando adquirir capacidades e competências para o pensar dos objetos e dispositivos sonoros atuais. Esta passagem faz-se a partir de diferentes caminhos, não apenas sonoros mas também técnicos. Aliás, a técnica e a tecnologia, enquanto assunto prevalecente na filosofia do século XX, irá permitir ao estudante entender as relações do humano com aquilo que se designa por tecnologia e a sua importância para o seu comportamento.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A assiduidade por parte do estudante é importante, pelo que só podem ter avaliação contínua os/as estudantes com, pelo menos, 70% de assiduidade. A avaliação contínua é realizada em dois momentos, com ponderações distintas. Uma frequência (60%) e um relatório de paisagem sonora (40%).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Attali, J., Noise-The Political Economy of Music, Minneapolis/London: U.of Minnesota Press, 1985. Cage, J., Silence: Lectures and Writings by John Cage, London: Marion Boyars, 1978. Chion, M., Áudio-Vision, Sound on Screen, New York: Columbia U.Press, 1994. Erlmann, V., Hearing Cultures ¿ Essays on sound, Listening and Modernity, Oxford and New York: Berg, 2004. Gitelman, L., Scripts, Grooves, and Writing Machines, Stanford: Stanford U. Press, 1999. Kahn, D., and Gregory Whitehead, Wireless Imagination: sound and radio, and culture Avant-Gard, Cambridge: MIT, 1994. Kahn, D., Noise, Water, Meat: a history of sound in the arts, Cambridge: MIT, 1999. Ribeiro, L.C., O Mundo é uma Paisagem Devastada pela Harmonia, Lisboa: Ed. Vega, 2011. Ribeiro, L.C., O Som Moderno ¿ Novas formas de criação e escuta, Lisboa: Edições Lusófonas, 2011, (2022, 2ªed). Ribeiro, L.C, &AA, A Experiência Sonora, Lisboa, Documenta, 2023. Russolo, L., The Art of Noises, New York: Pendragon, 1986  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios