-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Acústica foi pedagogicamente definida e estruturada no sentido de transferir um conjunto de referências teórico-conceptuais em torno das propriedades físicas do som nos seus contextos materiais, espaciais e organológicos. O estudo destes fenómenos acústicos é complementado por uma aprofundada abordagem no que respeita às variadas representações gráficas do som, instrumentos de medição e respectiva análise. Neste contexto programático, para além das considerações físicas, favorece-se igualmente a compreensão do som no domínio do perceptível (psicoacústica) enfatizando as particularidades e deslinearidades do sistema psicoauditivo humano. Deste modo, cimentam-se os fundamentos teóricos necessários e indispensáveis para um bom desempenho académico junto das disciplinas de exigência mais prática.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT907-11768
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Acústica Geral Estrutura molecular da matéria, elasticidade e propagação; Sistemas vibratórios simples e complexos: interferência de movimentos; Instrumentação e análise de gráficos; Propriedades do movimento ondulatório: relflexão (reverberação e eco), absorção, difusão, difracção e refracção; Acústica Musical e Organologia Conceitos associados à modelização física de sistemas; Classificação / categorização dos instrumentos musicais (Hornbostel-Sachs); Modos vibratórios e as figuras de Chladni; Estudo conceptual de alguns modelos matemáticos; Estudo organológico de instrumentos musicais (combo); Psicoacústica Fisiologia do aparelho auditivo; Fase psíquica; Deslinearidades do sistema psico-auditivo; Análise de audiogramas; Loudness e as Curvas de Fletcher-Munson; Efeito Hass; Interaural Time Difference (ITD) e Interaural Amplitude Difference (IAD);
-
Objetivos
Objetivos
São objectivos de aprendizagem a aquisição de conhecimentos teóricos em torno dos estudos do som no que se refere especificamente à natureza física, psicoacústica e organológica, para sua aplicação prática em contexto de estúdio. Estudam-se as propriedades físicas, comportamentais dos movimentos ondulatórios em diversos contextos práticos e sua correlação com a realidade deslinear do sistema psíquico-auditivo. Conceitos associados aos domínios da análise de gráficos e da electroacústica (tecnologias do som) serão abordados de modo a contextualizar os alunos em torno de um léxico específico e técnico de conceitos em torno dos sistemas analógico e digital, mas igualmente indroduzir os alunos o universo de equipamentos de estúdio. Os alunos deverão demonstrar conhecimentos na compreensão dos fenómenos físicos e psicoacústicos do som, interpretar representações gráficas e desenvolver uma sólida cultura tecnológica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
À exposição verbal de conceitos assistida por projecção de slides, aliar-se-á a utilização do computador como ferramenta de análise sonora e pesquisa. Serão demonstrados alguns conceitos de forma prática e lançados uma série de desafios-tarefa culminantes numa discussão em fórum.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Everest, F. A., & Pohlmann, K. C. (2014). Master Handbook of Acoustics, Sixth Edition. McGraw-Hill Education. Henrique, L. (2002). Acústica Musical. Fundação Calouste Gulbenkian. Meyer, J. (2010). Acoustics and the Performance of Music: Manual for Acousticians, Audio Engineers, Musicians, Architects and Musical Instrument Makers. Springer New York. Roederer, J. (1995). The Physics and Psychophysics of Music: An Introduction. Springer New York. Serway, R. A., & Jewett, J. W. (2018). Physics for Scientists and Engineers with Modern Physics. Cengage Learning.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não