-
Apresentação
Apresentação
Disciplina de caracter teórico-prático que pretende dotar os alunos de conhecimentos específicos de Engenharia Acústica, envolvendo os conceitos gerais do som, suas propriedades e caracteristicas. Aborda também as temáticas de Acústica de salas e comportamento do som em salas, isolamento e acondicionamento acústico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT907-11769
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I - Conceitos Básicos 1. Fenómenosvibratórios: definicões 2. Ondas de som e tipos de ondas 3. Frequência, comprimento de onda e período 4. Acidentes de propagação 5. Energia e potência (watt e dB) 6. Nível de pressão, potência e intensidade sonora 7. Direccionalidade de fontes sonoras II - Acústica Arquitectónica 1. Breve história de acústica de salas 2. Som e propagação em salas 3. Reverberação e EDT 4. Outros factores objetivos: C80, D50, STI, BR e Br 5. RT Óptimos: orquestras, ensembles, teatros, pop/rock, estúdios 6. modos acústicos e ondas estacionárias 6. Medições acústicas 7. Isolamento acústico (princípios básicos) 8. Painéis absorsores 9. Painéis difusores 10. Acústica ambiental - Lei e ruído.
-
Objetivos
Objetivos
Adquirir conceitos básicos de acústica; Calcular Lp e Lw; Diferenciar caracteristicas sonoras de fontes emissoras e directividade. Calcular grandezas relacionadas com acústica musical Calcular tempos de reverberação. Calcular modos acústicos de salas Compreender transmissão de ruído em particões -isolamento. Estudar dados avaliativos de caracterização acústicas de sala. Acústica Ambiental - Leis e ruído.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias devem ser aplicadas com a flexibilidade necessária ao conhecimento anterior dos estudantes, de modo a colmatar as eventuais lacunas anteriores e permitir uma certa continuidade na aquisição de conhecimentos. As metodologias de ensino e didácticas seguidas propiciam o confronto dos alunos com a informação e o conhecimento, e a reflexão crítica e pluralidade de opiniões, contribuindo para atingir os objectivos da U.C. ao reforçar a aprendizagem dos conteúdos e as capacidades do exercício prático das respectivas competências.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Acústica Musical, Luís Henrique, Gulbenkian Concert Halls and Opera houses, Leo Beranek Acoustics and Noise Control, Smith Peter & Owne Master Handbook of Acoustics, Alton Everest Architectural Acoustics, Marshall Long
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não