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Disciplina Laboratório de Engenharia do Som

  • Apresentação

    Apresentação

    UC que visa abordar de forma consisa os parâmetros essencias de manipulação do som numa DAW, passando por breves experiencias em capatção mono e streo a instrumentos musicais, como manuseamento do som com processamento dinâmico e temporal.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Audição de exemplos musicais e treino auditivo para áudio/Trabalhos de captação, gravação e edição de áudio digital. 2. Laboratório de Captação 2.1. Tipos de transdutores: Dinâmicos e condensador; 2.2. Tipos de microfones: Free-field, shotgun, PZM. 2.3. SPL, sensibilidade, relação sina/ruído (SNR), resposta dinâmica, resposta de frequência 2.4. Captação Estéreofónica: Blumlein; XY, MS, AB, ORTF (c/s AB espaçado), Decca Tree; 2.5. Captação multi-canal: Double MS, OCT, Hamazaki Square, IRT Cross; 2.6.Caso prático de captação: Violino, Piano e Saxofone.  2.7. Caso prático em ensemble. 3. Laboratório de Produção Áudio (Mistura e Masterização) 3.2. Panorâmicas e Equalização; 3.4. Processamento dinâmico (compressão, limitador, gate); 3.5. Processamento de Efeitos; 3.6. Masterização;
  • Objetivos

    Objetivos

    Dotar os alunos de conhecimentos teórico-práticos sobre edição digital,  hardware de áudio e mistura: manipulação de ondas sonoras e captação e gravação áudio com instrumentos reais; Dotar os alunos de todo o processo de captação e gravação com recurso a exemplos práticos do funcionamento de processamento de efeito temporal e dinâmico.  Aumentar e melhorar a capacidade crítica e criativa a nível auditivo dos alunos.  Conhecer hardware de áudio e o seu funcionamento Conhecer e diferenciar tipos de compressores e efeitos e suas aplicações Conhecer e diferenciar tipos de microfones e devidas técnicas de captação Conhecer e aplicar técnicas de edição, captação, mistura e masterização Incentivar trabalhos práticos a serem executados todas as semanas da matérias dada de como ao aluno assimilar do ponto de vista processual e auditivo os conhecimentos transmitidos
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Incluir cada vez mais processos pr´ºaticos de captação e gravação aúdio com alunos. Levar os alunos a laboratórios práticos de gravação e captação como seja o protocolo que se criou entre a ULHT e a EAMCN.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Huber, D.,  & Runstein, R., (2009), ¿Modern Recording Techniques¿, 7th edition, Focal Press; Davis, G., & Jones, R., (1990) ¿Sound Reinforcement Handbook¿, 2nd edition, Hal Leonard; Owsinsky, B., (1999), ¿The Mixing Engineer's Handbook¿, 3rd edition, Cengage Learning Katz, B., (2007), ¿Mastering Áudio¿, 2nd edition, Focal press  
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