-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende fornecer os conhecimentos históricos, teóricos e estéticos associados à utilização da tecnologia nas áreas do som e da música.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT907-11774
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução às mutações sociais e artísticas da 2a metade do séc. XIX Introdução às tecnologias sonoras electrificadas e outras invenções: 1750 - 1900 Correntes artísticas do início do séc. XX Tecnologias sonoras: 1900 - 1940 A artes entre Guerras Pós-Guerra: mutações tecnológicas, mutações artísticas Pierre Schaeffer, Paris e a música concreta Objecto sonoro Objecto musical Escuta reduzida Colónia e a música electrónica Uso da tecnologia na música popular: grupos, estilos e máquinas Música mista e live electronics Influência da tecnologia na composição instrumental erudita A era do computador Síntese sonora realizada em computador e tratamento digital de sinal: pioneiros e protótipos Desenvolvimentos na técnica composicional Tecnologia sonora em tempo real Música assistida por computador Software, funcionalidades, limitações e condicionantes Contextualização musical: técnicas, estéticas e compositores
-
Objetivos
Objetivos
Adquirir conhecimentos associados à evolução da área de interface entre tecnologia, som e música. Pretende-se desenvolver a capacidade de análise de literatura específica, análise auditiva de exemplos sonoros e musicais, relacionar saberes de áreas complementares, e capacidade de exercer sentido crítico.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular é de carácter teórico mas debruça-se sobretudo sobre temas da área do som e da música, pelo que se baseará na exposição verbal de conteúdos apoiada por projecção de slides e audição de exemplos. É fortemente motivada a discussão em fórum, assim como o desenvolvimento do sentido crítico e analítico. Os materiais de apoio serão depositados na plataforma de e-Learning (Moodle) para consulta dos alunos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ashbourn, J. (2021). Audio Technology, Music, and Media: From Sound Wave to Reproduction. Springer Nature. Braun, H. J. (Ed.). (2002). Music and Technology in the Twentieth Century. The Johns Hopkins University Press. Holmes, T. (2020). Electronic and Experimental Music: Technology, Music, and Culture (Sixth Edition). Taylor & Francis. Manning, P. (2013). Electronic and Computer Music. Oxford University Press. Roads, C. (1996). The Computer Music Tutorial. MIT Press. Schaeffer, P. (1967). Solfège de l’objet sonore. ORTF / Éditions du Seuil. Schaeffer, P. (1966). Traité des objects musicaux. Éditions du Seuil. Taruskin, R. (2009a). Music in the Early Twentieth Century: The Oxford History of Western Music. Oxford University Press, USA. Taruskin, R. (2009b). Music in the Late Twentieth Century: The Oxford History of Western Music. Oxford University Press, USA.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não