filmeu

Disciplina Artes Sónicas

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC equipa os alunos com conhecimentos sobre práticas artísticas que exploram o som de modo experimental, e incorporam a invenção do próprio meio no processo criativo. Simultaneamente, fornece conhecimentos científicos que os ajudam a distinguir como qualquer trabalho sonoro ou audio-visual conduz a percepção. Os conteúdos teóricos do programa destinam-se a inspirar o desenvolvimento dos trabalhos práticos. Simultaneamente, ajudam os alunos a contextualizar o seu trabalho no panorama das artes sónicas. O acompanhamento tutorial do trabalho prático foca-se na relação entre motivações, processo criativo e percepção. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Práticas artísticas Sistemas e instrumentos sonoros, visuais e audio-visuais Instalações sonoras Sistemas de notação gráfica 2. Ferramentas de análise Interacção / esforço cognitivo Dinâmica sonora e visual / atenção Relações audio-visuais / esforço cognitivo & atenção Semântica/ atenção 3. Trabalho prático (cumulativo) Opção A: Criação dum mecanismo visual > Composição de paisagem sonora > Performance ou instalação Opção B: Criação dum mecanismo sonoro > Performance ou instalação > Composição de peça sonora Opção C: Gravação dum percurso sonoro > Sistema de notação gráfica que o reinterpreta > Peça sonora; articulação com animação de luz, no espaço físico Comum a A/ B/ C: Website com investigação, documentação, contextualização e análise do trabalho
  • Objetivos

    Objetivos

    - Adquirir conhecimentos sobre uma diversidade de práticas artísticas que incluem o som como material de trabalho. - Desenvolver a capacidade de analisar um trabalho criativo relacionando ciências da percepcção, teoria audio-visual e teoria do som. - Desenvolver processos criativos experimentais, que explorem relações entre som, movimento de luz, performance e espaço. - Desenvolver autonomia na investigação e aprendizagem. - Desenvolver a capacidade de contextualizar o trabalho criativo pessoal no panorama das artes sónicas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos e métodos de trabalho são adaptados às particularidades, interesses e competências de cada estudante.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Blesser, B., Salter, L.R. - Spaces Speak, Are you listening? MIT Press, 2007. Moritz, William - The Dream of Color Music, And Machines That Made it Possible. Animation World Magazine, 1997.  Nyman, M. - Experimental Music: Cage and Beyond. Cambridge University Press, 1999. Sá, Adriana & Tanaka, Atau - A Parametric Model for Audio-Visual Instrument Design, Composition and Performance. Live Visuals - History, Theory, Practice, Routledge, 2022. ISBN 9781032252681  Sá, Adriana - The variables of Spatial Presence: a parametric model. Proceedings of xCoAx. Milan: 2019. Sá, Adriana - Designing Musical Expression. Proceedings of xCoAx. Porto, 2017. Sá, Adriana et al. - Live Interfaces: Seeds of Debate. International Conference on Live Interfaces 2014, pp. 14-28. Lisboa: Universidade do Porto, Universidade NOVA de Lisboa & University of Sussex, 2015.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios