-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem como objetivo uma maior sensibilização do aspeto criativo e interpretativo do Design de Som. Conhecer técnica e conceptualmente o processo de criação audiovisual. Aplicações e técnicas de design sonoro com recurso à síntese de som, de forma a compreender os mecanismos que permitem a articulação entre som e imagem, saber planificar e definir projetos e métodos de trabalho no campo da edição e pós-produção áudio. Com as matérias definidas pretende-se desenvolver a perceção de conceitos estéticos de som, para que o trabalho executado pelos visados seja potenciado, para lá de horizontes técnicos, dotando os alunos de uma capacidade de entendimento do trabalho de Design de Som e da sua criação, na interação com a imagem.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT907-11776
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Módulo Teórico Percepção, Emoção e Estética Teoria da Comunicação Multimodal Introdução ao Estudo do som Teoria do Sound design Módulo Prático Utilização do software de edição de audio Noçõs sobre edição áudio não linear Noções sobre timbragem, processamento dinâmico, utilização de plug-ins Noções sobre mistura final em pós-produção áudio Export adequado das misturas finais
-
Objetivos
Objetivos
Entendimento das características fundamentais da psicologia das Artes e Expressividade; Analise técnica e criativa de trabalhos realizados por profissionais em cinema, televisão, publicidade e multimédia; Criação e desenvolvimento de projetos áudio, tomando em linha de conta todas as fases dos mesmos; Capacidade de integração do trabalho específico de som em todos os contextos do Design de Som.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Análise crítica de trabalhos reconhecidos, com foco na semiótica e estética do som. Realização de exercícios de prática combinados com as metodologias teóricas e as análises crºiticas trabalhadas nas aulas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
*BARLETT, Bruce - Pratical Recording Techniques, Burlington, Focal Press (2009) *GOTTLIEB, Gary - Shaping Sound in the Studio and Beyound: Audio Aesthetics and Technology. Boston: Delmar (2007) *LANGFORD, SIMON - Digital Audio Editing - Correcting and Enhacing Audio in ProTools, Logic Pro, Cubase e Studio One, Focal Press (2013). *ROSE, Jay - Producing Great Sound for Film and Video, ed Elsevier Science (2009)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não